Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Implosão do Elevado da Perimetral abre caminho para revitalização do Porto do Rio

Por Rio 2016

Demolição, que permitirá avanço das obras de infraestrutura na região, é inspirada no projeto dos Jogos de Barcelona 1992

Implosão do Elevado da Perimetral abre caminho para revitalização do Porto do Rio

Implosão do primeiro trecho do Elevado da Perimetral, entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Rua Silvino Montenegro (J.P.Engelbrecht)

Um dos momentos mais marcantes do processo de revitalização da Zona Portuária do Rio, a remoção do primeiro trecho do Elevado da Perimetral, foi realizada com sucesso neste domingo. A implosão permitirá o avanço das obras de infraestrutura na região, como a construção da via expressa que ligará o Aterro do Flamengo à Avenida Brasil e à Ponte Rio-Niterói. As mudanças pelas quais o porto passa têm inspiração direta no projeto dos Jogos de Barcelona 1992.

Na cidade espanhola, os antigos armazéns e estruturas portuárias foram convertidos em avenidas e prédios novos, que inclusive abrigaram os atletas. Durante os Jogos Rio 2016, a Zona Portuária carioca receberá as vilas de mídia e de árbitros, um centro de convenções e dois hotéis.

E, se na capital carioca o Elevado da Perimetral ainda atrapalha a visão da Baía de Guanabara, em Barcelona, era uma linha de trem que obstruía a vista para o mar. A cidade criou um túnel para que o trem passasse sem atrapalhar a paisagem. Do mesmo jeito que o Rio também faz escavações para escoar o trânsito após a demolição total da Perimetral. Em seu lugar, serão construídos dois túneis sobrepostos, em um projeto inédito na cidade, conforme mostra o vídeo abaixo.

A Zona Portuária do Rio já começa a mostrar sua nova cara. A inauguração do Museu de Arte do Rio, no dia 1º de março deste ano, deu a largada na revitalização cultural da região. O Píer Mauá receberá ainda o Museu do Amanhã, espaço que vai discutir o futuro da humanidade, a partir do segundo semestre de 2014.

Durante a implosão da Perimetral, foram usados 1.200 kg de explosivos, que botaram abaixo 5.104 toneladas de escombros. A limpeza dos destroços será feita em seis frentes de trabalho durante 90 dias e sempre durante a madrugada para não impactar o trânsito na cidade. Todo material será reaproveitado na própria obra de revitalização da Zona Portuária.