Hóquei sobre grama feminino tem mais uma seleção classificada para os Jogos
Argentina garantiu vaga beneficiada pelo bom desempenho da Coreia do Sul na Liga Mundial
Argentina garantiu vaga beneficiada pelo bom desempenho da Coreia do Sul na Liga Mundial
Regra da Federação Internacional de Hóquei garantiu presença da Argentina no torneio Olímpico (Manuel Queimadelos Alonso/Getty Images)
A seleção argentina feminina de hóquei sobre grama está com presença garantida nos Jogos Olímpicos Rio 2016. As “Leonas”, como a equipe é conhecida, comemoraram a conquista fora de campo, beneficiadas pelo desempenho da Coreia do Sul nas semifinais da Liga Mundial, nesta terça-feira, em Antuérpia, conforme divulgado pela Federação Internacional do esporte. Foi em um dramático jogo contra a seleção da Bélgica, que jogava diante de sua torcida.
A seleção argentina feminina de hóquei sobre grama está com presença garantida nos Jogos Olímpicos Rio 2016. As “Leonas”, como a equipe é conhecida, comemoraram a conquista fora de campo, beneficiadas pelo desempenho da Coreia do Sul nas semifinais da Liga Mundial, nesta terça-feira, em Antuérpia. Foi em um dramático jogo contra a seleção da Bélgica, que jogava diante de sua torcida. No tempo regulamentar, o resultado foi um empate por 2 a 2. Na sequência, nos pênaltis, a vantagem foi sul-coreana: 3 a 0.
A disputa feminina de hóquei sobre grama no Rio 2016 reunirá 12 seleções as quais serão conhecidas até o fim do ano. São sete equipes classificadas por meio da Liga Mundial, além das cinco seleções campeãs continentais. Na Ásia, a Coreia do Sul já garantiu o título. Nas Américas, a equipe que ganhar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, que começam dia 10, em Toronto, Canadá, fica com a vaga. A disputa na Europa será de 22 a 29 de agosto em Londres, Inglaterra, enquanto na África a luta será entre 17 e 25 de outubro em Ismailia, Egito, mesma data da disputa da Oceania, em Strattford, Nova Zelândia.
Segundo o regulamento da Federação Internacional de Hóquei (FIH), se uma equipe campeã continental figurar entre as melhores colocadas da Liga Mundial, abre uma vaga a ser preenchida conforme a classificação da Liga Mundial, sendo destinada ao país de melhor desempenho que ainda não estiver credenciado para os Jogos.
Foi a regra que beneficiou a Argentina. A semifinal da Liga Mundial de Hóquei Feminino é disputada em duas chaves compostas por dez times. As argentinas estavam no grupo que competiu entre os dias 10 e 21 deste mês em Valência, Espanha. Na ocasião, as Leonas ficaram com a quarta posição, atrás de Grã-Bretanha, China e Alemanha.
Terça-feira, porém, a Coreia do Sul - campeã asiática - se garantiu entre as quatro primeiras colocadas da outra chave da Liga, que disputa partidas em Antuérpia, Bélgica, até o dia 5. Assim, foi aberta a possibilidade da participação argentina nos Jogos. A equipe que ficar em quarto lugar na chave belga também competirá no Rio porque o Brasil não cumpriu o requisito da FIH para participar dos Jogos como país-anfitrião: figurar entre as 40 melhores seleções do ranking mundial de 2014. O sonho acabou quando o time também ficou de fora dos Jogos Pan-Americanos.
A versão masculina do hóquei sobre grama tem sistema de classificação semelhante ao do feminino. A Índia já está garantida nos Jogos como campeã asiática. Alemanha, Argentina e Holanda conseguiram suas respectivas vagas por meio de evento da Liga Mundial disputado em Buenos Aires entre os dias 3 e 14. Outras três vagas estão em jogo em outra chave da Liga, também em Antuérpia, Bélgica. A competição termina dia 5.
Ao contrário da feminina, a seleção brasileira masculina ainda tem chance de participar do Rio 2016. A equipe não conseguiu figurar entre as 30 primeiras do ranking mundial do ano passado e, assim, preencher um dos requisitos da FIH para competir como país-anfitrião, mas vai disputar a vaga continental nos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, onde precisa ficar entre os seis primeiros colocados. A seletiva na Europa será de 22 a 30 de agosto, em Londres. As da África e da Oceania serão de 17 a 25 de outubro, em Ismailia e Strattford, respectivamente.
A classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paralímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais