Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Handebol brasileiro se aproxima das principais potências do mundo

Por Rio 2016

País do futebol ainda não é protagonista no esporte, mas já deixou de ser coadjuvante

Handebol brasileiro se aproxima das principais potências do mundo

Eleito melhor jogador do mundo de 2012, o francês Daniel Narcisse arremessa após passar pela marcação do argentino Gonzalo Matias Carou em partida válida pela fase preliminar dos Jogos Olímpicos Londres 2012 (Jeff Gross/Getty Images)

Depois de lançar matérias especiais de esportes como o atletismo, judô, natação, tiro esportivo, triatlo, voleibol, vôlei de praia, velarugby, basquetebol, pentatlo modernoboxe, luta olímpica e taekwondo, bocha, goalball e paracanoagem o Rio 2016™ vai publicar três matérias exclusivas sobre o handebol, esporte mais praticado nas escolas públicas brasileiras e esporte coletivo feminino mais popular da Europa.

O handebol começou a ser jogado na grama, com 11 jogadores para cada lado, no século XIX na Alemanha e nos países escandinavos. Ainda com as regras antigas, o esporte estreou em Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, mas não vingou e foi retirado do programa. Entre 1936 e 1972, foi disputado apenas uma vez, nos Jogos de 1952, em Helsinque, como esporte demonstração. A versão moderna do handebol, com sete atletas para cada lado, passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, para os homens e em 1976, em Montreal, para as mulheres. Saiba tudo sobre o esporte aqui.

No primeiro especial de esportes de 2013, você poderá conferir um panorama do handebol mundial, além de entrevista com Alexandra Nascimento, eleita melhor jogadora do mundo e melhor ponta direita dos Jogos Olímpicos Londres 2012. Dois profissionais que estão mudando os rumos do handebol brasileiro também participam do especial: o técnico espanhol Jordi Ribera, da seleção brasileira masculina, e o dinamarquês Morten Soubak, que comanda a seleção feminina.

Para finalizar, o Rio 2016™ vai relembrar uma entrevista com o talentoso ex-atleta carioca Bruno Souza, eleito terceiro melhor jogador do mundo em 2003 e que hoje trabalha no Departamento de Relações com os Comitês Olímpicos Nacionais e Vila Olímpica e Paralímpica do Comitê Organizador do Rio 2016™.

Confira a programação:

Quarta-feira, dia 27/02

Melhor do mundo em 2012, Alexandra Nascimento sonha com medalha olímpica no Rio 2016™

Quinta-feira, dia 28/02

Febre na Escandinávia, handebol divide atenção na mídia com esportes de inverno e futebol

Sexta-feira, dia 01/03

Dinamarquês Morten Soubak e espanhol Jordi Ribera ajudam Brasil a evoluir no esporte

Programa de Observadores: Bruno Souza vive o outro lado da Vila Olímpica