Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Grand Prix de Esgrima do Rio conta pontos para a classificação nos Jogos Olímpicos

Por Rio 2016

Esgrimistas da Itália e da França foram os campeões do torneio de espada. Próxima etapa será em Moscou, com a disputa de sabre

Grand Prix de Esgrima do Rio conta pontos para a classificação nos Jogos Olímpicos

Bartosz Piasecki, da Noruega, enfrenta Jinsun Jung, da Coreia do Sul, na semifinal individual da espada em Londres 2012 (Hannah Peters/Getty Images)

Os eventos-teste ainda nem começaram, mas o Rio já vai, aos poucos, entrando no clima dos Jogos Olímpicos. Os esgrimistas da espada Francesca Boscarelli (Itália) e Yannick Borel (França) deram, no último fim de semana, um importante passo para garantir sua presença na cidade novamente em 2016. Eles conquistaram o ouro no Grand Prix de Esgrima, realizado na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na Urca, Zona Sul do Rio. O evento é o segundo mais importante do esporte (atrás somente do Campeonato Mundial) e conta pontos para o ranking mundial individual da Federação Internacional de Esgrima que será publicado em abril de 2016: os dois melhores (por arma, limitado a um atleta por país e excluindo os países já classificados na prova por equipes da respectiva arma) irão disputar os Jogos Olímpicos (acompanhe aqui a classificação para os Jogos Rio 2016).

O Grand Prix reuniu 354 atletas (191 homens e 163 mulheres) de 41 países. Foi a oitava etapa da competição, que transita pelas três armas da esgrima – a próxima e última etapa será em Moscou, entre os dias 29 e 31 de maio, na modalidade sabre. Em abril de 2016, o Grand Prix voltará a acontecer no Rio, na Arena Carioca 3 (Parque Olímpico da Barra), já como evento-teste oficial para os Jogos Olímpicos (veja aqui o calendário completo dos eventos-teste).

A EsEFEx servirá de local de treinamento da equipe brasileira durante os Jogos Rio 2016. Na competição realizada neste fim de semana, o melhor resultado do Brasil veio pela espada de Rayssa Costa, única do país a ficar na chave das 64 melhores – os demais brasileiros foram eliminados ainda na qualificação.

Esporte ainda pouco praticado pelos brasileiros, a esgrima vai aos poucos se tornando conhecida por aqui. Nos dias 16 e 17 de maio, um evento de experimentação foi realizado na Lagoa. Com entrada gratuita e sob a orientação dos esgrimistas nº 1 no ranking nacional da espada, o evento atraiu o interesse de famílias e crianças.

Antes, em março, durante sua passagem pelo Rio de Janeiro, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach – medalha de ouro no florete em Montreal 1976 – relembrou seu tempo de atleta treinando com crianças de um projeto social na Tijuca, Zona Norte da cidade.

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.

Como funciona

A esgrima faz parte do programa Olímpico desde Atenas 1896. Nos Jogos Rio 2016, serão 10 provas, somando ambos os gêneros: espada individual e por equipes (masculino e feminino), florete individual (masculino e feminino) e por equipes (masculino), sabre individual (masculino e feminino) e sabre por equipes (feminino).

Na espada, o atleta pode atingir o corpo inteiro de seu adversário com a ponta. No florete, apenas o tronco e a parte frontal do pescoço podem ser atingidos. Já o sabre permite golpes acima da cintura, incluindo a cabeça do atleta, com qualquer parte da lâmina.

Um toque em qualquer área permitida do corpo do adversário equivale a um ponto, e o vencedor é aquele com mais pontos ao final dos três rounds (cada um com três minutos) ou o primeiro a alcançar 15 pontos. Em competições por equipe, três esgrimistas se revezam em até nove disputas, e a equipe vencedora é a primeira a somar 45 pontos.