Governo Federal ratifica apoio ao Rio 2016 diante da Comissão de Avaliação do COI
Ministra Dilma Rousseff, Ministro Orlando Silva e o presidente do Banco Central participam da sabatina do tema Cenário Político
Ministra Dilma Rousseff, Ministro Orlando Silva e o presidente do Banco Central participam da sabatina do tema Cenário Político
O apoio do Governo Federal à candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 foi reafirmado nesta quinta-feira, dia 30, para os 13 integrantes da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI).
A apresentação do tema Cenário Político contou com a persença da Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, do Ministro do Esporte, Orlando Silva; e do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que saíram confiantes da sabatina.
Para Dilma Rousseff, o Governo Federal vê os Jogos Olímpicos como uma grande oportunidade para o Brasil. A Ministra da Casa Civil ainda ressaltou as garantias apresentadas no Dossiê de Candidatura.
O encontro com a Comissão de Avaliação foi muito produtivo. Reiteramos as condições econômicas e estruturais do país para receber os Jogos Olímpicos de 2016. Não falamos apenas em nome deste governo, mas mostramos que o Brasil tem uma trajetória de respeito a contratos e pactos firmados. O comprometimento dos governos Federal, Estadual e Municipal ficou claro para os integrantes do COI, disse a Ministra.
O bom momento da economia brasileira é um dos trunfos da candidatura Rio 2016, como reforçou Henrique Meirelles. A estabilidade financeira e as condições de arcar com as despesas são fatores importantes na escolha da sede dos Jogos Olímpicos. No encontro com a Comissão do COI, falamos sobre a evolução do Brasil e das finanças públicas. Nosso país tem um perfil maduro e podemos mostrar que, em 2016, a economia estará sólida e em condições de realizar os Jogos Olímpicos, explicou o Presidente do Banco Central.
O Ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou que as responsabilidades da cada nível de governo ficaram claras para a Comissão do COI. Mais uma vez, nenhuma pergunta ficou sem resposta. Acredito que a Comissão de Avaliação tenha ficado muito satisfeita, disse Orlando.