Governo fecha parceria para programa de meio ambiente na Barra da Tijuca
Região é um dos principais centros do projeto do Rio de Janeiro para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016
Região é um dos principais centros do projeto do Rio de Janeiro para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016
Foto: Carlos Magno
Uma parceria assinada nesta quinta-feira, dia 29, pelo governador Sérgio Cabral, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) e as empreiteiras RJZ/Cyrella e Carvalho Hosken vai acelerar em cinco anos o programa de despoluição da Barra da Tijuca. A região é um dos principais centros do projeto do Rio de Janeiro para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O evento foi realizado no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado, e também contou com a presença do Diretor de Infraestrutura da Rio 2016, Alexandre Techima, e do secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias.
O novo projeto, previsto no Dossiê de Candidatura do Rio de Janeiro, entregue ao Comitê Olímpico Internacional, inclui a construção de um sistema sanitário com capacidade de coletar 450 litros de esgoto por segundo, evitando a construção de estações de tratamento em condomínios da Barra da Tijuca. O investimento será de R$ 7 milhões e cerca de 100 mil pessoas serão beneficiadas. Esta parceria mostra o trabalho conjunto de vários setores pelo desenvolvimento do Rio de Janeiro. Os empresários vêm apostando em projetos da cidade, como a candidatura à sede dos Jogos Olímpicos de 2016, que já conta com o apoio de várias empresas, disse Sérgio Cabral.
O presidente da Cedae, Wagner Victer, lembrou que, com a assinatura do convênio, os novos condomínios serão ambientalmente legais. Essa obra reafirma os compromissos ambientais apresentados no Dossiê de Candidatura do Rio de Janeiro, entregue ao Comitê Olímpico Internacional, disse Wagner Victer.
No projeto Rio 2016, a região da Barra da Tijuca receberá competições de 19 modalidades olímpicas e 13 paraolímpicas, além da construção da Vila Olímpica, do Centro Internacional de Rádio e Televisão (IBC) e do Centro Internacional de Imprensa (MPC). A questão ambiental é muito importante para a Rio 2016. A assinatura desta parceria vai melhorar ainda mais a qualidade de vida na Barra da Tijuca, uma região chave da candidatura olímpica, disse Alexandre Techima.