Governo do estado inaugura obra do Projeto de Meio Ambiente da Candidatura Rio 2016
Por Rio 2016
Elevatória de Caiçaras é parte do programa de melhoria ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas, que no projeto Rio 2016 recebe provas de remo e canoagem velocidade
Foto: Carlos Magno
O projeto de meio ambiente da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 teve mais uma obra inaugurada nesta quinta-feira, dia 19. Ao lado do governador do Rio, Sérgio Cabral, o presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Wagner Victer, celebrou o início das operações da nova Elevatória de Caiçaras, parte do programa de melhoria ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas. No projeto Rio 2016, o local receberá as competições de remo e canoagem velocidade.
O evento contou com a presença do vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão; da Secretária Estadual de Esporte, Turismo e Lazer, Márcia Lins; e do Gerente Geral de Relações Institucionais do Comitê Rio 2016, Fábio Starling. Sérgio Cabral ressaltou a importância da revitalização da Lagoa para o projeto Rio 2016. A questão do saneamento é importante na caminhada do Rio de Janeiro rumo aos Jogos Olímpicos de 2016. O planejamento de utilização da Lagoa Rodrigo de Freitas durante a competição é lindíssimo. Será importante também para as provas de remo que são realizadas regularmente na cidade. Com esta obra da elevatória, ganham os moradores da região e todo o Rio de Janeiro, disse Sérgio Cabral.
A Elevatória de Caiçaras contou com investimento de R$ 500 mil e beneficiará 60 mil moradores dos bairros de Ipanema e Leblon. Com o equipamento, serão bombeados 300 litros de esgoto por segundo. Esta obra é mais uma realização que confirma os compromissos da cidade junto ao Comitê Olímpico Internacional, disse Wagner Victer. Para Fábio Starling, a inauguração fortalece o projeto olímpico do Rio de Janeiro, pois mostra o comprometimento do governo com as ações de meio ambiente em favor da cidade. O Governo do Estado e a Cedae estão engajados na candidatura e sabem que a área ambiental é fundamental para o Comitê Olímpico Internacional, explicou o Gerente Geral de Relações Institucionais do Comitê Rio 2016.