Governo brasileiro garante apoio à reforma de laboratório e estruturação de autoridade antidoping
Anúncio sobre compromisso da candidatura Rio 2016™ foi feito após reunião do Conselho dos Jogos
Anúncio sobre compromisso da candidatura Rio 2016™ foi feito após reunião do Conselho dos Jogos
João Paulo Engelbrecht
O Governo Federal brasileiro assegurou nesta quarta-feira apoio a dois compromissos da candidatura da cidade do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Além de apoiar a estruturação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), o governo irá também concentrar esforços na reforma e ampliação do Laboratório de Controle de Dopagem e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (LABDOP/LADETEC) no Rio de Janeiro.
O anúncio foi feito em Brasília após a reunião do Conselho dos Jogos, fórum que reúne o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ (Rio 2016™) e os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) que têm responsabilidades na realização do evento.
“A reunião do Conselho atestou mais uma vez o apoio incondicional dos três níveis de governo ao projeto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™. Ficamos também muito contentes de ouvir que a Presidente Dilma Rousseff vai priorizar os esforços de reforma e ampliação do LADETEC e estruturação da ABCD”, disse Carlos Arthur Nuzman.
Participaram da reunião a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff; o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral; o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo; o Presidente do Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman; o Presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcio Fortes; e o Diretor-Geral do Comitê Organizador, Leonardo Gryner.
O LABDOP/LADETEC é o único laboratório da América do Sul credenciado pela Agência Mundial Antidoping (WADA, na sigla em inglês). A candidatura do Rio previa sua reforma e ampliação para atender à demanda de controle de doping dos Jogos Rio 2016™.
Criada no ano passado como um órgão do Ministério do Esporte, a ABCD cumpre o compromisso da candidatura e atende a uma exigência da WADA.