Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Governo brasileiro discute projetos para preparar a cidade para os Jogos Olímpicos de 2016.

Por Rio 2016

Grupo de Trabalho Interministerial se reune para definir ações de melhoraria na infra-estrutura urbana da cidade e prepará-la para os Jogos Olímpicos de 2016.

O Governo brasileiro vem discutindo diretrizes públicas em prol do processo da candidatura brasileira aos Jogos Olímpicos de 2016. Por iniciativa do Governo Federal, foi encerrada nesta sexta-feira (29), no Rio de Janeiro, a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho Interministerial, que visa a definir ações para melhorar a infra-estrutura urbana da cidade e prepará-la para os Jogos Olímpicos de 2016, articulando grandes intervenções governamentais na cidade e no estado do Rio até 2016. A reunião foi coordenada pelo Ministério do Esporte e envolveu 115 representantes de dezenas de órgãos dos três níveis de governo – Federal, Estadual e Municipal e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), todos comprometidos com projetos em suas respectivas áreas de atuação.

O secretário do Ministério do Esporte para a candidatura Rio 2016, Ricardo Leyser afirmou que a reunião foi “a primeira grande oficina de trabalho dos ministérios para conectar os investimentos estruturais do governo federal com o Plano Diretor da cidade e o projeto da candidatura, tendo um forte olhar para o planejamento urbano, de modo que o dossiê dialogue com as ações de urbanismo do município”.

Em consonância com os princípios fundamentais da Carta Olímpica, que preconiza o progresso social e a disseminação do esporte, um grande passo foi dado na reunião para a elaboração de ações integradas entre todos os entes públicos com base no maior programa do governo federal para o desenvolvimento nacional: o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma parceria estratégica entre União, estados, municípios e iniciativa privada, que prevê investimentos de R$ 502 bilhões (cerca de US$ 305 bilhões) em infra-estrutura entre 2007 e 2010, em todos os estados brasileiros. O município do Rio de Janeiro será amplamente beneficiado com essas iniciativas. “Ao aliar as exigências do COI com as iniciativas do PAC, o legado dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e os resultados de outros projetos em andamento no município, o Rio tem condições de apresentar uma proposta de candidatura consistente, confiável, exeqüível”, afirmou o secretário do Ministério do Esporte para a candidatura Rio 2016, Ricardo Leyser.

Entre os projetos apresentados, destaca-se o de transporte, com a implementação do sistema de alta capacidade BRT – Bus Rapid Transit – interligando diversos bairros da cidade. Outro ponto forte é segurança, quesito em que o País acumulou experiência ao executar um eficiente plano de segurança pública para os Jogos Pan-americanos. Além disso, conforme lembrou Carlos Roberto Osório, dirigente do Comitê Olímpico Brasileiro, o Rio tem 56% das instalações esportivas prontas desde 2007, por ocasião dos Jogos Pan-americanos.

O Ministério do Esporte já assegurou ao COB e às autoridades municipais a construção de um Centro Olímpico de Treinamento no Rio, dentro do Complexo Olímpico, um legado para o esporte de alto rendimento que independe do êxito da candidatura. “Com a realização do Pan, atestamos ser capazes de oferecer garantias à realização de um evento esportivo internacional de grande porte”, lembrou Osório.