O Governo brasileiro vem discutindo diretrizes públicas em prol do processo da candidatura brasileira aos Jogos Olímpicos de 2016. Por iniciativa do Governo Federal, foi encerrada nesta sexta-feira (29), no Rio de Janeiro, a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho Interministerial, que visa a definir ações para melhorar a infra-estrutura urbana da cidade e prepará-la para os Jogos Olímpicos de 2016, articulando grandes intervenções governamentais na cidade e no estado do Rio até 2016. A reunião foi coordenada pelo Ministério do Esporte e envolveu 115 representantes de dezenas de órgãos dos três níveis de governo Federal, Estadual e Municipal e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), todos comprometidos com projetos em suas respectivas áreas de atuação.
O secretário do Ministério do Esporte para a candidatura Rio 2016, Ricardo Leyser afirmou que a reunião foi a primeira grande oficina de trabalho dos ministérios para conectar os investimentos estruturais do governo federal com o Plano Diretor da cidade e o projeto da candidatura, tendo um forte olhar para o planejamento urbano, de modo que o dossiê dialogue com as ações de urbanismo do município.
Em consonância com os princípios fundamentais da Carta Olímpica, que preconiza o progresso social e a disseminação do esporte, um grande passo foi dado na reunião para a elaboração de ações integradas entre todos os entes públicos com base no maior programa do governo federal para o desenvolvimento nacional: o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma parceria estratégica entre União, estados, municípios e iniciativa privada, que prevê investimentos de R$ 502 bilhões (cerca de US$ 305 bilhões) em infra-estrutura entre 2007 e 2010, em todos os estados brasileiros. O município do Rio de Janeiro será amplamente beneficiado com essas iniciativas. Ao aliar as exigências do COI com as iniciativas do PAC, o legado dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e os resultados de outros projetos em andamento no município, o Rio tem condições de apresentar uma proposta de candidatura consistente, confiável, exeqüível, afirmou o secretário do Ministério do Esporte para a candidatura Rio 2016, Ricardo Leyser.
Entre os projetos apresentados, destaca-se o de transporte, com a implementação do sistema de alta capacidade BRT Bus Rapid Transit interligando diversos bairros da cidade. Outro ponto forte é segurança, quesito em que o País acumulou experiência ao executar um eficiente plano de segurança pública para os Jogos Pan-americanos. Além disso, conforme lembrou Carlos Roberto Osório, dirigente do Comitê Olímpico Brasileiro, o Rio tem 56% das instalações esportivas prontas desde 2007, por ocasião dos Jogos Pan-americanos.
O Ministério do Esporte já assegurou ao COB e às autoridades municipais a construção de um Centro Olímpico de Treinamento no Rio, dentro do Complexo Olímpico, um legado para o esporte de alto rendimento que independe do êxito da candidatura. Com a realização do Pan, atestamos ser capazes de oferecer garantias à realização de um evento esportivo internacional de grande porte, lembrou Osório.