Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Goalball já tem cinco equipes classificadas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Por Rio 2016

Finlândia e Estados Unidos, no masculino, e Estados Unidos, Rússia e Turquia, no feminino, garantiram vaga durante o campeonato mundial do esporte

Goalball já tem cinco equipes classificadas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Seleção feminina dos Estados Unidos derrotou a Rússia na decisão em Espoo, na Finlândia (Campeonato Mundial de Goalball)

Cinco seleções de goalball garantiram neste sábado (05) classificação para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Finlândia e Estados Unidos, no masculino, e Estados Unidos, Rússia e Turquia, no feminino, conquistaram as vagas que estavam em jogo durante o campeonato mundial do esporte, realizado na cidade finlandesa de Espoo. O Brasil, campeão no masculino e quinto colocado no feminino, já tinha vaga garantida nos Jogos Rio 2016 como país-sede.

No masculino, o Brasil garantiu o título inédito derrotando a Finlândia, atual campeã Paralímpica e dona da casa, por impressionantes 9-1. Na decisão de terceiro lugar, os Estados Unidos fizeram 4-2 na então campeã mundial Lituânia e também garantiram vaga nos Jogos Rio 2016.

"É um feito muito importante para o nosso time, pois foi um caminho longo até aqui. Não disputamos os Jogos de Londres e foi muito difícil absover isso. Era nossa primeira oportunidade de garantir a vaga nos Jogos Paralímpicos e nós conseguimos. Agora somos um dos melhores times do mundo, teremos a chance de ir ao principal cenário do mundo e provar isso", comemorou o norte-americano Joseph Hamilton, após a vitória na diputa pelo bronze.

No feminino, a seleção norte-americana foi ainda mais longe e conquistou o ouro, vencendo a Rússia por 3-0 na final. A terceira e última vaga ficou com a Turquia, que superou o atual campeão Paralímpico Japão também por 3-0, na disputa pelo bronze.

"Vivemos um pesadelo na semifinal contra a Rússia e, ainda que nosso principal objetivo fosse a vaga nos Jogos do Rio, recuperar o foco foi um desafio. As japonesas são muito fortes na defesa, mas mostramos que a nossa é ainda melhor. Estamos muito felizes por termos garantido a classificação para os Jogos Paralímpicos e já estamos pensando na competição", disse Eren Yilbrim, assistente técnico turco.

O campeonato mundial foi a primeira oportunidade de classificação do goalball para os Jogos Rio 2016. Em 2015, serão realizados quatro classificatórios continentais, cada um dando vaga a uma seleção masculina e uma feminina, e um torneio mundial, que apontará três equipes no masculino e duas no feminino classificadas para os primeiros Jogos da América do Sul.

voleibol sentado foi o primeiro esporte a classificar equipes para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Há duas semanas, Bósnia e Herzegovina e Irã, no masculino, e China e Estados Unidos, entre as mulheres, conquistaram suas vagas durante o mundial do esporte.

Depois do goalball, será a vez do tiro esportivo classificar atletas para os Jogos Paralímpicos. De 17 e 26 de julho, o campeonato mundial do esporte, em Suhl, na Alemanha, colocará em jogo 63 vagas para a competição.  

Nos Jogos Olímpicos, as primeiras vagas serão conhecidas no hipismo, após a realização dos Jogos Equestres Mundiais, de 27 de agosto a 07 de setembro, na França. Quinze equipes garantirão vaga em uma das três disciplinas do esporte. (Confira a tabela das classificações para os Jogos Rio 2016)