Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Futebol une todo o Brasil para celebrar a primeira edição dos Jogos na América do Sul

Por Rio 2016

Em 2016, esporte mais popular do mundo será realizado em cinco estados e promete unir o país em torno dos ideais olímpicos

Futebol une todo o Brasil para celebrar a primeira edição dos Jogos na América do Sul

México venceu o Brasil por 2 a 1 na decisão do futebol masculino nos Jogos de Londres (Getty Images/Julian Finney)

Um dos trunfos do Rio de Janeiro para receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016™ foi o fato de a cidade receber todas as competições esportivas, inclusive a vela e o hipismo, em um raio de cerca de 30 quilômetros. A única exceção é o futebol. O esporte mais popular do mundo vai unir todo o Brasil com jogos em outras quatro cidades: Brasília, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo.

Aproveitando a proximidade do início da Copa das Confederações e as recentes inaugurações de estádios que serão usados nos Jogos Olímpicos, o site oficial do Rio 2016™ inicia nesta quarta-feira, dia 22, a publicação do terceiro especial de esportes do ano. Depois do golfe e do handebol, chegou a vez do futebol receber uma série de reportagens.

O especial contará com matérias sobre o futebol masculino e feminino, o futebol de 5 e o futebol de 7, além de um artigo com detalhes de cada arena esportiva. Entrevistas exclusivas com alguns dos maiores nomes do esporte como o Rei Pelé, a atacante Cristiane, a artilheira de todas as edições dos Jogos Olímpicos com 12 gols, e o paraibano Bill, tricampeão paralímpico do futebol de 5.

Brasil busca primeiro ouro

Apesar de ter alcançado o pódio em cinco das últimas oito edições dos Jogos, o Brasil ainda persegue o primeiro ouro. Disputado desde a segunda edição dos Jogos, em 1900, o futebol masculino tem dois países: a Grã Bretanha (1900, 1908 e 1912) e a Hungria (1952, 1964 e 1968). Argentina (2004 e 2008), União Soviética (1956 e 1988) e Uruguai (1924 e 1928) subiram no alto do pódio em duas oportunidades.

No feminino, os Estados Unidos conquistaram a medalha de ouro em quatro das cinco edições olímpicas (1996, 2004, 2008 e 2012) e ainda somam uma medalha de prata, quando a equipe foi derrotada pela Noruega no ano 2000 em partida épica. Na decisão de Londres 2012, a equipe de Abby Wambach e da goleira Hope Solo venceu o Japão, atual campeão mundial, com dois gols da camisa 10 Carli Lloyd. O Brasil, prata em 2004 e 2008, foi eliminado pelas japonesas nas quartas-de-final.

O futebol dos Jogos Paralímpicos, por sua vez, começou a ser disputado em Atenas 2004 apenas pelos homens e é dividido em futebol de 5 (para cegos) e futebol de 7 (para paralisados cerebrais). Na competição para cegos, o Brasil manteve a hegemonia e venceu pela terceira vez seguida, com grandes atuações dos craques Jefinho, Ricardinho e Bill, além do goleiro Fabio, hoje o técnico da equipe.

Em Londres, a Ucrânia tentou manter-se como única campeã do futebol de 7, após os títulos conquistados em Atenas e Pequim. Mas a seleção do país foi derrotada pela Rússia por 1 a 0, gol de Eduard Ramonov, em partida que ficou marcada como a última competição esportiva dos Jogos Paralímpicos de 2012.

Confira a programação:

22/05
Início de 2013 marca a inauguração de quatro dos cinco estádios olímpicos
23/05
Brasil busca supremacia no futebol de 5 e Ucrânia tenta voltar ao topo no futebol de 7
24/05
Artilheira em Jogos Olímpicos, Cristiane aponta Alemanha e Japão como favoritas no Rio 2016™
25/05
América Latina se mantém no topo do futebol em Jogos Olímpicos no século XXI