Futebol de 7 no Rio 2016 tem apenas uma vaga ainda sem dono confirmado
Após o Campeonato Mundial, sete das oito seleções que disputarão os Jogos Paralímpicos já estão definidas
Após o Campeonato Mundial, sete das oito seleções que disputarão os Jogos Paralímpicos já estão definidas
Brasil e Argentina se enfrentam pelas quartas de final do Mundial: a seleção verde-amarela venceu por 4 x 0 (CPFWC 2015)
A cada dia que passa, os Jogos Rio 2016 tomam mais forma. No último domingo (28), com o encerramento do Campeonato Mundial de Futebol de 7, na cidade de Burton Upon Trent, Inglaterra, foram definidas sete das oito seleções que disputarão os Jogos Paralímpicos: Rússia (campeã mundial), Ucrânia, Holanda, Grã-Bretanha (representada no Mundial pela seleção da Inglaterra), Irlanda, EUA e Brasil. A vaga restante será definida após os Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015, entre 7 e 15 de agosto.
Segundo o regulamento da classificação do futebol de 7 para os Jogos Paralímpicos, garantem a vaga os campeões dos três torneios continentais – o Europeu 2014, os Jogos Para-Asiáticos 2014 e Parapan-Americanos 2015 –, desde que estes torneios tenham, no mínimo, cinco seleções participantes. As vice-campeãs dos torneios continentais válidos também se classificam, mas elas precisam ficar entre as oito primeiras no Mundial 2015. Por esta regra, o Europeu classicou a campeã Ucrânia e a vice, Holanda, que terminou o Mundial em 4º lugar. Já os Jogos Para-Asiáticos não tiveram o número mínino de seleções em disputa no futebol de 7, portanto não foi válido para a classificação Paralímpica. O Brasil teve sua vaga no Rio 2016 garantida como país-sede.
Em Toronto, estarão na disputa cinco seleções: Brasil, EUA, Argentina, Venezuela e Canadá. As duas primeiras já estão classificadas para o Rio 2016, e a terceira (Argentina) terminou o Mundial em 8º lugar. Portanto, a única possibilidade de a Argentina não obter a última vaga do futebol de 7 nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 é se Venezuela ou Canadá vencerem o Parapan de Toronto. O retrospecto não ajuda as duas seleções: no Mundial, por exemplo, o Canadá perdeu da Argentina (2 x 0) e a Venezuela foi goleada pelo Brasil: 6 x 0.
A goleada sobre a Venezuela não foi a única aplicada pelo Brasil no Mundial, que chegou à fase final da competição após outras duas vitórias também por 6 x 0: contra a Escócia e contra os EUA. Nas quartas de final, o Brasil fez 4 x 0 sobre a Argentina, mas, na sequência, perdeu para a bicampeã Paralímpica Ucrânia, por 2 x 1. No play-off final, o Brasil se recuperou com um novo 6 x 0 sobre a Holanda, terminando o Mundial em 3º lugar.