Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Futebol de 7 no Rio 2016 tem apenas uma vaga ainda sem dono confirmado

Por Rio 2016

Após o Campeonato Mundial, sete das oito seleções que disputarão os Jogos Paralímpicos já estão definidas

Futebol de 7 no Rio 2016 tem apenas uma vaga ainda sem dono confirmado

Brasil e Argentina se enfrentam pelas quartas de final do Mundial: a seleção verde-amarela venceu por 4 x 0 (CPFWC 2015)

A cada dia que passa, os Jogos Rio 2016 tomam mais forma. No último domingo (28), com o encerramento do Campeonato Mundial de Futebol de 7, na cidade de Burton Upon Trent, Inglaterra, foram definidas sete das oito seleções que disputarão os Jogos Paralímpicos: Rússia (campeã mundial), Ucrânia, Holanda, Grã-Bretanha (representada no Mundial pela seleção da Inglaterra), Irlanda, EUA e Brasil. A vaga restante será definida após os Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015, entre 7 e 15 de agosto.

Segundo o regulamento da classificação do futebol de 7 para os Jogos Paralímpicos, garantem a vaga os campeões dos três torneios continentais – o Europeu 2014, os Jogos Para-Asiáticos 2014 e Parapan-Americanos 2015 –, desde que estes torneios tenham, no mínimo, cinco seleções participantes. As vice-campeãs dos torneios continentais válidos também se classificam, mas elas precisam ficar entre as oito primeiras no Mundial 2015. Por esta regra, o Europeu classicou a campeã Ucrânia e a vice, Holanda, que terminou o Mundial em 4º lugar. Já os Jogos Para-Asiáticos não tiveram o número mínino de seleções em disputa no futebol de 7, portanto não foi válido para a classificação Paralímpica. O Brasil teve sua vaga no Rio 2016 garantida como país-sede. 

Em Toronto, estarão na disputa cinco seleções: Brasil, EUA, Argentina, Venezuela e Canadá. As duas primeiras já estão classificadas para o Rio 2016, e a terceira (Argentina) terminou o Mundial em 8º lugar. Portanto, a única possibilidade de a Argentina não obter a última vaga do futebol de 7 nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 é se Venezuela ou Canadá vencerem o Parapan de Toronto. O retrospecto não ajuda as duas seleções: no Mundial, por exemplo, o Canadá perdeu da Argentina (2 x 0) e a Venezuela foi goleada pelo Brasil: 6 x 0.

A goleada sobre a Venezuela não foi a única aplicada pelo Brasil no Mundial, que chegou à fase final da competição após outras duas vitórias também por 6 x 0: contra a Escócia e contra os EUA. Nas quartas de final, o Brasil fez 4 x 0 sobre a Argentina, mas, na sequência, perdeu para a bicampeã Paralímpica Ucrânia, por 2 x 1. No play-off final, o Brasil se recuperou com um novo 6 x 0 sobre a Holanda, terminando o Mundial em 3º lugar. 

 
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.