Futebol de 7 é o primeiro esporte do Rio 2016 a ter todos os seus competidores definidos
Por Rio 2016
Estarão na disputa Argentina, Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Holanda, Irlanda, Rússia e Ucrânia
Brasil vence o Canadá, dono da casa, por 8 a 0, na maior goleada dos Jogos Parapan-Americanos (Toronto 2015)
O futebol de 7 é o primeiro esporte dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 a ter todos os seus participantes definidos. A lista completa com as oito seleções foi divulgada no site da Federação Internacional: Argentina, Brasil, Grã-Bretanha, Holanda, Irlanda, Rússia, Ucrânia e Estados Unidos.
A Argentina obteve a última vaga disponível após os Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015. O país terminou o campeonato com a medalha de prata, perdendo na final para o Brasil, que já tinha a vaga nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 garantida como país-sede da competição.
Embora o Brasil fosse o grande favorito em Toronto 2015, a final chegou a surpreender pela dificuldade imposta pela Argentina – que, no confronto anterior entre as duas equipes, havia perdido de 7 a 0. A partida terminou o primeiro tempo empatada; na volta do intervalo, um jogador argentino foi expulso após o segundo cartão amarelo, abrindo espaço na defesa para os brasileiros, que acabaram vencendo por 3 a 1. A medalha de bronze ficou com a Venezuela, que superou o Canadá por 2 a 1 (a seleção dona da casa já havia perdido para o Brasil por 8 a 0, na maior goleada da competição).
Segundo o regulamento da classificação do futebol de 7 para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, podem participar os campeões dos três torneios continentais – o Europeu 2014, os Jogos Para-Asiáticos 2014 e Parapan-Americanos 2015 –, desde que estes torneios tenham, no mínimo, cinco seleções em disputa. As vice-campeãs dos torneios continentais válidos também se classificam, mas elas precisam ficar entre as oito primeiras no Mundial 2015.
No dia 7 de setembro será aberto o período de solicitação de ingressos para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Confira a tabela de preços.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.