Atual bicampeã Olímpica de
handebol, a seleção masculina da França lutará pelo terceiro título nos Jogos Rio 2016. A equipe europeia garantiu neste domingo (01) vaga na primeira edição dos Jogos da América do Sul, quando confirmou a condição de favorita e conquistou seu quinto título mundial. Na final, em Doha, no Qatar, os franceses derrotaram os donos da casa por 25-22, diante de 17 mil torcedores.
Artilheiro francês na final com cinco gols, Nikola Karabatic comemorou a conquista e destacou a força da equipe ao superar a pressão exercida pela torcida local, que viu a seleção do Qatar chegar a uma final de campeonato mundial pela primeira vez.
"Chegamos ao campeonato mundial como favoritos e correspondemos. Enfrentamos uma pressão enorme e isso tornou a competição ainda mais difícil. A vitória demonstra nossa força", comentou o atleta francês.
A seleção francesa chegou ao seu quinto título mundial de forma invicta, com oito vitórias e um empate na competição. O qatari Zarko Markovic foi o destaque da decisão, marcando sete gols, um a mais que o companheiro de equipe Rafael Capote. O goleiro Thierry Omeyer, da França, foi eleito o melhor jogador da competição.
"Não é todo dia que se conquista um título mundial, então temos que desfrutar deste momento, que nos exigiu muito trabalho. Conseguimos nos unir nos jogos mais complicados e crescemos nos momentos decisivos. Estou muito satisfeito com a classificação para os Jogos Olímpicos do Rio", disse o goleiro francês.
Classificados entre o segundo e o sétimo lugares, Qatar, Polônia, Espanha, Dinamarca, Croácia e Alemanha garantiram presença em um dos três pré-Olímpicos mundiais que acontecerão em abril de 2016 e classificarão seis países para os Jogos Rio 2016. Quatro das cinco vagas restantes serão definidas nos pré-Olímpicos continentais, e a última pertence ao Brasil, país-sede da próxima edição Olímpica. No feminino, apenas a Noruega, que
venceu o campeonato europeu, e o Brasil, país-sede, já estão garantidos.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.