Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

França conquista o campeonato mundial de handebol e garante vaga para os Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Pentacampeã mundial, seleção europeia derrotou o Qatar na decisão do campeonato, em Doha, e lutará pelo terceiro título Olímpico no Rio

França conquista o campeonato mundial de handebol e garante vaga para os Jogos Rio 2016

Nikola Karabatic marcou cinco gols na decisão e ajudou a França a garantir vaga nos Jogos Rio 2016 (IHF)

Atual bicampeã Olímpica de handebol, a seleção masculina da França lutará pelo terceiro título nos Jogos Rio 2016. A equipe europeia garantiu neste domingo (01) vaga na primeira edição dos Jogos da América do Sul, quando confirmou a condição de favorita e conquistou seu quinto título mundial. Na final, em Doha, no Qatar, os franceses derrotaram os donos da casa por 25-22, diante de 17 mil torcedores.
 
Artilheiro francês na final com cinco gols, Nikola Karabatic comemorou a conquista e destacou a força da equipe ao superar a pressão exercida pela torcida local, que viu a seleção do Qatar chegar a uma final de campeonato mundial pela primeira vez.
 
"Chegamos ao campeonato mundial como favoritos e correspondemos. Enfrentamos uma pressão enorme e isso tornou a competição ainda mais difícil. A vitória demonstra nossa força", comentou o atleta francês.
 
A seleção francesa chegou ao seu quinto título mundial de forma invicta, com oito vitórias e um empate na competição. O qatari Zarko Markovic foi o destaque da decisão, marcando sete gols, um a mais que o companheiro de equipe Rafael Capote. O goleiro Thierry Omeyer, da França, foi eleito o melhor jogador da competição.
 
"Não é todo dia que se conquista um título mundial, então temos que desfrutar deste momento, que nos exigiu muito trabalho. Conseguimos nos unir nos jogos mais complicados e crescemos nos momentos decisivos. Estou muito satisfeito com a classificação para os Jogos Olímpicos do Rio", disse o goleiro francês.
 
Classificados entre o segundo e o sétimo lugares, Qatar, Polônia, Espanha, Dinamarca, Croácia e Alemanha garantiram presença em um dos três pré-Olímpicos mundiais que acontecerão em abril de 2016 e classificarão seis países para os Jogos Rio 2016. Quatro das cinco vagas restantes serão definidas nos pré-Olímpicos continentais, e a última pertence ao Brasil, país-sede da próxima edição Olímpica. No feminino, apenas a Noruega, que venceu o campeonato europeu, e o Brasil, país-sede, já estão garantidos.
 
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.