Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Fonte Rio 2016™ é um projeto sem paralelo no Brasil, diz o criador Fabio Haag

Por Rio 2016

Gaúcho comemora resultado de oito meses de trabalho em conjunto com equipe de várias nacionalidades

Fonte Rio 2016™ é um projeto sem paralelo no Brasil, diz o criador Fabio Haag

Fabio Haag é o criador da fonte Rio 2016™ (Divulgação)

No início, eram apenas rabiscos no caderno da escola. A obsessão pelos detalhes em cada letra, em cada forma, transformaram-se em profissão, e o auge veio nesta segunda-feira, com o lançamento da fonte Rio 2016™ na Casa Brasil. Para o diretor de criação do escritório Dalton Maag no Brasil, Fabio Haag, não há paralelo no país para o projeto que desenvolveu com sua equipe, formada por brasileiros, e a consultoria de profissionais de diversas nacionalidades.

O gaúcho de 30 anos liderou o processo de criação de 23 estudos até chegar aos 5.448 caracteres diferentes em um trabalho de oito meses. De início, a instrução era desenvolver a fonte com base no lettering das marcas olímpica e paralímpica Rio 2016™, com apenas três letras e quatro números.

Conheça a fonte Rio 2016™!

“É mais difícil do que parece projetar uma fonte completa com base nas poucas letras de um logotipo, onde a combinação de letras é uma só. Em uma fonte, cada letra precisa funcionar em harmonia ao lado de qualquer outra letra, número ou símbolo. No caso específico do Rio 2016™, cujo logotipo tem uma construção gestual e cheia de energia, cada palavra a ser escrita com a fonte precisava transmitir esta expressividade”, afirma o publicitário de formação e tipógrafo autodidata.

A equipe de design no Brasil foi responsável pela parte criativa do projeto, em intercâmbio permanente com o escritório londrino da Dalton Maag. Por fim, um time de engenharia, formado por profissionais estrangeiros, trabalhou na finalização.

Pilares das marcas Rio 2016™ na natureza da fonte

A criação da fonte Rio 2016™ tem evidente inspiração nos pilares das marcas olímpica e paralímpica Rio 2016™: a “diversidade harmônica” no conjunto de letras, o “espírito olímpico” na fluidez dos traços, a “energia contagiante” nas ligações ousadas e cheias de vida e a “natureza exuberante” nas curvas do calçadão de Copacabana, presentes nas letras 'm' e 'n', e da Pedra da Gávea na letra 'r'.

“Como diferentes fontes poderiam ser criadas a partir da logo, utilizamos a essência da marca Rio 2016™, ‘Paixão e Transformação’, como parâmetro para a escolha do conceito de design vencedor. As letras são desenhadas com um único traço contínuo, sempre que possível, num movimento ágil e fluído, sugerindo os movimentos dos atletas em ação. Ao mesmo tempo, a variedade das curvas possui uma informalidade única, inspirada na alegria do povo brasileiro”, analisa Fabio.

Projeto sem paralelo no Brasil, a fonte é parte de um amplo programa conduzido pela Diretoria de Marca Rio 2016™. Ainda serão lançados, entre outros produtos, os pictogramas, os mascotes, as medalhas, o slogan, a decoração dos locais de competição e não-competição, as campanhas de contagem regressiva e a arte dos ingressos. Muitos deles utilizarão a fonte como ferramenta.

“Acreditamos que o maior legado deste projeto seja o exemplo da importância da tipografia proprietária para uma marca. Ela tem o poder de fortalecer qualquer projeto de design, amplificando seu conceito em cada palavra escrita. A personalidade que estava sintetizada no logo Rio 2016™ agora ecoa por toda a comunicação. Não importa a mídia. Seja em um grande painel LCD ou em um panfleto preto e branco, a fonte atravessa estas limitações e entrega a essência da marca onde quer que ela esteja”, finaliza o criador.