Fim de semana de festa no Rio de Janeiro
Cidade celebra a diversidade ao receber os mais variados eventos com organização, alegria e segurança
Cidade celebra a diversidade ao receber os mais variados eventos com organização, alegria e segurança
Foto: Wander Roberto
O Rio de Janeiro mostra mais uma vez ser um cenário convidativo para receber eventos de grande porte e dos mais variados estilos. Em um típico final de semana ensolarado, milhares de cariocas foram às ruas da cidade para participar de competições esportivas e celebrações populares, quase que simultâneas, em uma atmosfera única de confraternização, receptividade, organização, eficiência e segurança.
Para chegar aos eventos, a maioria da população se deslocou por transporte público, numa comprovação da capacidade de gerenciamento da cidade. A Meia Maratona Internacional, que fez parte do calendário do Campeonato Mundial da categoria, reuniu mais de 15 mil corredores de diversos países. Eles percorreram 21km de praias, sendo uma delas Copacabana, um dos destinos turísticos mais famosos do país.
No decorrer do dia, o bairro testemunhou a celebração da diversidade em eventos nada similares. Na parte da manhã, assistiu a uma procissão religiosa que atraiu mais de mil motociclistas para homenagear a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Durante a tarde, a Parada Gay reuniu 1,5 milhão de pessoas que dançaram ao som de 23 trios elétricos pelo litoral. Entre um e outro, prevaleceu o respeito às diferenças em um ambiente de cordialidade e alegria.
No Maracanã, estádio internacionalmente conhecido, a atração foi uma partida entre Flamengo e Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro, que recebeu mais de 80 mil torcedores. Bem ao lado, no ginásio do Maracanãzinho, a seleção do Brasil venceu a da Itália em jogo válido pela segunda fase da Copa do Mundo de Futsal da FIFA.