Festival Transforma invade a Rocinha com esportes Olímpicos e Paralímpicos
Mais de mil participantes puderam experimentar 16 esportes Olímpicos e Paralímpicos; sexta edição será realizada em Niterói
Mais de mil participantes puderam experimentar 16 esportes Olímpicos e Paralímpicos; sexta edição será realizada em Niterói
O mascote Paralímpico Tom entrou em combate com os atletas do Instituto Reação (André Redlich/Rio 2016)
Prestes a comemorar o marco de um ano para os Jogos Paralímpicos, o Rio de Janeiro se envolve cada vez mais com os 65 esportes que serão disputados nos Jogos Rio 2016. O Festival Esportivo Transforma, do programa de educação do Comitê Rio 2016, chegou à sua quinta edição, na Rocinha, onde mais de mil participantes de todas as idades aproveitaram para ampliar seu cardápio esportivo e se envolver ainda mais com o espírito e os valores do Olimpismo. O evento, realizado neste sábado (29), serviu de inspiração para muita gente.
“É enriquecedor para a preparação do Comitê de Tóquio observar o que está sendo feito no programa de educação dos Jogos Rio 2016. O Transforma promove esportes pouco conhecidos, e queremos fazer isso no Japão, nos Jogos Tóquio 2020, também”, afirmou Kato Kentaro, cônsul do Japão no Brasil que participou do Festival com a família.
Além da experimentação de 16 esportes Olímpicos e Paralímpicos, os participantes também puderam interagir com os mascotes Rio 2016, a dupla Vinicius e Tom, além de assistir a uma apresentação de esportes de combate no Instituto Reação, criado pelo medalhista Olímpico de judô Flávio Canto e sediado no Complexo Esportivo da Rocinha.
“Algumas crianças nunca tinham saído da comunidade onde vivem. O Festival é uma experiência única para eles sentirem o que são os Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, afirmou Alex Cardoso, coordenador de projetos esportivos da prefeitura do Rio de Janeiro, que acompanhou o evento.
Depois de passar por Santa Cruz, Campo Grande, Jacarepaguá e pelo gramado do Maracanã, o Festival Esportivo Transforma chegará a Niterói. A sexta edição acontecerá no Estádio Caio Martins, no dia 19 de setembro, de 9h às 13h. A entrada é gratuita.
