Festival Paralímpico terá desafios com atletas internacionais e oficinas para crianças
Programação do evento de 1 ano para os Jogos inclui ainda experimentações de esportes e apresentações de dança, cinema e música na Lagoa
Programação do evento de 1 ano para os Jogos inclui ainda experimentações de esportes e apresentações de dança, cinema e música na Lagoa
Lagoa Rodrigo de Freitas vai receber diversas atividades do Festival Paralímpico (Sérgio Huoliver/Rio 2016)
#Falta1Ano para os #JogosParalímpicos #Rio2016. #NãoDáParaExplicar #TemQueVer. As hashtags tomaram as redes sociais do Rio 2016. Para repetir o sucesso dos Jogos Londres 2012 - quando a população local se surpreendeu com o desempenho dos atletas e ganhou intimidade com as modalidades Paralímpicas -, o Comitê Rio 2016 promove o Festival Paralímpico no próximo domingo (6) e segunda-feira (7). Uma programação intensa, gratuita e acessível, na Lagoa Rodrigo de Freitas, que combina desafios esportivos entre alguns dos maiores medalhistas Paralímpicos, com diversão e arte para toda a família. Confira a programação.
Cinema ao ar livre
Um telão de LED instalado no Parque dos Patins exibe ao longo do dia filmes inspiradores. Os roteiros trazem histórias de superação e esporte. Entre os títulos, Heartbreak and Beauty, The Interviewer, Mano a Mano e Record Mundial (foto), um documentário mexicano, do diretor Eduardo Lucareto, que conta a história do nadador Gustavo Sanchez Martinez, um dos mais rápidos do mundo.
A partir das 9h

Oficinas de arte
O mascote Paralímpico Tom diverte as crianças durante oficinas de arte na arena infantil ao lado do Parque dos Patins.
Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Desafio Eliminatório: Atleta Mais Rápido do Mundo
Superatletas como o irlandês Jason Smyth, o australiano Evan O'Hanlon, os norte-americanos Richard Browne e David Brown e os brasileiros Petrucio Ferreira e Felipe Gomes disputam a eliminatória do desafio que vai apontar o atleta Paralímpico mais rápido do mundo numa pista de 100m no estacionamento do Parque dos Patins.
Às 11h
Programa cultural Celebra
Na arena do Parque dos Patins, acontecem duas apresentações de dança: do grupo Corpo em Movimento, que inclui bailarinos em cadeiras de rodas e participou do encerramento dos Jogos Paralímpicos Londres 2012 e do flash mob dos 500 dias para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, em abril, na Praia de Copacabana; e da Companhia Suave, com coreografia de Alice Ripoll inspirada no passinho, estilo de dança urbana popular carioca criado no universo do funk. Depois, o DJ João Brasil transforma o espaço ao ar livre em pista de dança, com performance de Michel do Passinho.
A partir das 16h
Circuito fotográfico
Exposição dos melhores momentos da participação do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015. São 40 painéis sustentáveis, movidos a energia solar, distribuídos na Lagoa, na altura do Cantagalo, na avenida Epitácio Pessoa e no Parque dos Patins.
Até 15 de setembro

Cinema ao ar livre
Um telão de LED instalado no Parque dos Patins exibe ao longo do dia filmes inspiradores, com roteiros de superação e esporte.
A partir das 9h
Oficinas de arte
O mascote Paralímpico Tom diverte as crianças durante oficinas de arte na arena infantil ao lado do Parque dos Patins.
Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Programa Transforma: experimentação de esportes Paralímpicos
Na quadra poliesportiva perto do heliponto da Lagoa, crianças acima de 10 anos e adultos podem jogar tênis em cadeira de rodas, das 9h às 12h. No mesmo horário, no campo de grama sintética, haverá experimentação de futebol de 5, bocha, esgrima em cadeira de rodas, tiro com arco e atletismo (arremessos). De 11h às 12h, voleibol sentado na quadra. Das 9h às 12h, na Arena Infantil, armada ao lado do Parque dos Patins, tem oficinas de diversas modalidades para crianças até 9 anos. À tarde, a programação continua das 13h às 17h, com goalball na quadra poliesportiva e corrida com guia na pista de atletismo, montada no estacionamento.
Das 9h às 12h e das 13h às 17h
Crianças poderão conhecer um pouco melhor os esportes Paralímpicos na Lagoa (Foto: Alexandre Loureiro/Rio2016)Arena Ottobock
Na altura do Parque dos Patins, tem demonstração de basquete em cadeira de rodas no espaço da Ottobock, empresa alemã líder no mercado de próteses e cadeiras de rodas fornecedora técnica oficial dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Lá, torcedores podem encontrar duas estrelas do esporte: o nadador Daniel Dias, maior medalhista Paralímpico do Brasil, e o tricampeão da Maratona de Nova York Edson Dantas.
De 9h às 17h
Daniel Dias irá se encontrar com quem visitar a Arena Ottobock no Parque dos Patins (Foto: Ian MacNicol/Getty Images)
Desafio de voleibol sentado feminino – BRASIL X EUA
A partida será disputada em uma das quadras próximas ao heliponto da Lagoa, com regras oficiais do esporte, em melhor de cinco sets.
Às 10h
Um ano para os Jogos Paralímpicos Rio 2016
Cerimônia com a participação de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, Sir Philip Craven, presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), e atletas brasileiros medalhistas nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015.
11h
Desafio Final: Atleta Mais Rápido do Mundo
Na pista de atletismo de 100m montada no estacionamento próximo ao Parque dos Patins, corredores disputam a final do desafio que vai apontar o atleta Paralímpico mais rápido do mundo.
12h50
Terezinha Guilhermina é um dos destaques do Desafio de Atletismo (Foto: @Getty Images)
Desafio de Futebol de 5 – BRASIL X ARGENTINA
Modalidade Paralímpica para deficientes visuais, a partida será disputada em dois tempos de 25 minutos, com um intervalo de dez minutos, em uma quadra próxima ao heliponto da Lagoa.
14h
Desafio de Basquetebol em Cadeira de Rodas
Em uma quadra próxima ao heliponto da Lagoa, atletas de times cariocas formarão times de três para partidas de exibição. Os jogos seguem o tempo regular de 10 minutos, mas o primeiro time que marcar 21 pontos ganha, com prorrogação em caso de empate.
15h
Programa cultural Celebra
Na arena do Parque dos Patins, a escola de samba inclusiva Embaixadores da Alegria abre a programação cultural do Festival Paralímpico. Na sequência, duas apresentações de dança: do grupo de Corpo em Movimento, que inclui bailarinos em cadeiras de rodas; e da Companhia Suave, com coreografia inspirada no passinho, estilo de dança urbana popular carioca. Depois, como na noite de domingo, o DJ João Brasil e o dançarino Michel do Passinho transformam o espaço em pista de dança. A noite termina com bailarinos e passistas juntos no ritmo da bateria da Embaixadores da Alegria e dos mixes do DJ.
A partir das 16h
