Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Festa do esporte brasileiro homenageia atletas

Por Rio 2016

Candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016 foi destaque na cerimônia

O Prêmio Brasil Olímpico 2008, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), foi marcado pelo reconhecimento da evolução do esporte brasileiro nos Jogos Olímpicos e também pelo apoio de todos à candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira, no Teatro do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.

Os destaques da noite foram César Cielo e Maurren Maggi, que ganharam os troféus de Melhor Atleta do Ano. Os atletas paraolímpicos Daniel Dias e Terezinha Guilhermina também receberam troféus, além de 43 atletas que foram escolhidos os melhores de 2008 em suas modalidades. O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, ressaltou a importância da premiação. "Essa festa celebra os 10 anos do Prêmio Brasil Olímpico e seus protagonistas, que são os atletas. Eles são a principal razão de ser do esporte. Agradeço aos três níveis de Governo pelo apoio recebido durante o Ciclo Olímpico que se encerrou em 2008”, disse Nuzman.

Se o Rio de Janeiro for escolhido como sede dos Jogos de 2016, Cielo participará do maior evento do esporte mundial em seu país. Ele acredita que o evento deixará um grande legado para cidade. “Em 2016, poderei disputar minha terceira edição dos Jogos Olímpicos e estou na torcida pelo Rio de Janeiro. A cidade vai aproveitar a estrutura construída para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 e ainda ganhará novos centros esportivos”, afirmou.

Já Maurren aposta nos ganhos para as gerações futuras e na evolução do esporte no país. “Uma edição dos Jogos Olímpicos consolidaria o crescimento do esporte brasileiro. Já mostramos que podemos realizar grandes eventos internacionais e que temos um material humano de muito valor”, disse Maurren. No decorrer da cerimônia foi exibido um vídeo em que o público pôde conhecer as melhorias que ocorreram em Barcelona e Sydney após sediarem Jogos Olímpicos.

O Troféu Adhemar Ferreira da Silva, oferecido a ex-atletas que simbolizem os legados do primeiro bicampeão olímpico do Brasil, foi dado a João Havelange. O ex-presidente da FIFA e membro decano do COI emocionou-se com a homenagem e ressaltou a importância da possível realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio. “A emoção se apoderou de mim. Cheguei aos 92 anos e acredito que ainda com possibilidades de servir ao meu país, especialmente no desejo que espero que se realize em 2016, com o Rio de Janeiro sendo a sede dos Jogos Olímpicos. Para essa festa, que eu espero que se concretize, eu digo que serei "egoísta", pois estarei completando 100 anos e seria a glória para mim", declarou Havelange.

Durante a cerimônia foi ressaltada a participação recorde do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. A capital chinesa recebeu a maior delegação da história, com 277 atletas, que competiram em 32 modalidades esportivas. Os atletas brasileiros participaram de 41 finais olímpicas, o que significa um aumento de 36% em relação aos Jogos Olímpicos de Atenas 2004.

Os Jogos de Pequim foram palco de conquistas inéditas para o Brasil: o nadador César Cielo com a medalha de ouro nos 50 m livre tornou-se o primeiro campeão olímpico da natação brasileira e o ouro de Maurren  no salto em distância foi o primeiro ganho por uma mulher brasileira em um esporte individual.