Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Fenômeno da canoagem Paralímpica sonha em atingir "outro nível" no Rio 2016

Por Rio 2016

Markus Swoboda ganhou seis Mundiais e trabalha para aumentar currículo vitorioso com ouro na estreia da canoagem nos Jogos

Fenômeno da canoagem Paralímpica sonha em atingir "outro nível" no Rio 2016

Swoboda venceu sua prova no Aquece Rio e espera repetir a dose quando voltar ao Brasil (Paulo Mumia/Rio 2016)

Ele chega tranquilo. Cumprimenta os amigos, se alonga, tira o barco do suporte e o coloca nos ombros para depositá-lo nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas. Não fosse a bermuda, que revela a presença das próteses, e um leve mancar, a ausência de parte das pernas seria quase imperceptível. O estilo low profile, em total sintonia com o jeito descontraído do carioca, esconde o currículo impressionante de seis títulos mundiais e a fama de fenômeno. O austríaco Markus Mendy Swoboda se prepara para o ano mais importante de sua vida, o que pode torná-lo um dos primeiros campeões da canoagem Paralímpica – o esporte terá participação no programa dos Jogos pela primeira vez.

Swoboda não esconde que a expectativa por competir no Rio 2016 é grande. “É um outro nível de ansiedade”, diz o austríaco ao comparar os mundiais com os Jogos Paralímpicos. Ele está consciente do poder de uma medalha de ouro – o topo do mundo e um lugar nos livros de história ­- e planeja os detalhes.  

Com a idade de sete anos, Swoboda sofreu um sério acidente. Caiu no buraco de alimentação de um sistema de aquecimento à base de lascas de madeira. O parafuso central, cuja função é moer as lascas, esmagou parte de suas pernas. Acabou aí a chance de seguir os passos do pai e se dedicar ao esqui aquático. Mas o evento trágico não impediu que Markus - chamado pelos amigos pelo segundo nome, Mendy - tivesse uma carreira esportiva das mais vitoriosas. O atleta conta um pouco da sua história.
 

 


Em 2010 Swoboda ganhou o primeiro título mundial Paralímpico em Poznan, na Polônia. Repetiu o feito no ano seguinte, em Szeged, na Hungria, e manteve a sequência de novo em Poznan, depois Duisburg (Alemanha), Moscou (Rússia) e este ano em Milão (Itália). Mesmo com tal retrospecto ainda não se visualiza ganhando a medalha de ouro nos Jogos do Rio. Para ele, ela só virá depois de muito trabalho e se mantiver bons resultados nos meses que antecedem à competição mais importante da sua carreira.

As entradas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 podem ser comprados no portal de ingressos até esta quarta-feira (30), com maioria absoluta na faixa dos R$ 30. Não perca essa chance!