Federações Internacionais elogiam projetos da candidatura Rio 2016
Representantes do remo e da canoagem slalom avaliam locais de competição em visita à cidade
Representantes do remo e da canoagem slalom avaliam locais de competição em visita à cidade
O Rio de Janeiro encantou integrantes das Federações Internacionais de Remo e Canoagem que, nesta quarta-feira, encerraram uma visita de três dias à cidade. Eles participaram de reuniões com a Comissão de Candidatura do Rio à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 e visitaram os locais de competição previstos para suas modalidades.
O Diretor Executivo da Federação Internacional de Remo (FISA), Matt Smith e a Diretora de Competições da FISA, Svetla Otzetova estiveram duas vezes na Lagoa Rodrigo de Freitas, sede das provas de remo do Rio 2016. É impressionante como a qualidade do local aumentou desde a primeira candidatura do Rio, em 2004. A equipe Rio 2016 tem qualidade e criou uma instalação fantástica, elogiou a húngara Svetla, que também se rendeu à beleza da cidade. O Rio de Janeiro é incrível. Acredito que muitas pessoas gostariam de visitar a cidade e ficar por bastante tempo.
As competições de canoagem slalom acontecerão em uma instalação especial. O X-Park, em Deodoro, será dedicado aos esportes radicais e se tornará um importante legado para uma região com grande concentração de jovens. No Rio 2016, o local também receberá as provas de mountain bike e ciclismo BMX. O projeto para a canoagem slalom é muito bom. É importante ressaltar que já está sendo discutido o uso futuro, não pensando apenas nos Jogos Olímpicos. Isso é fundamental para a população, disse o francês Jean Michel Prono, Presidente do Comitê de Canoagem Slalom.
Além das visitas técnicas, os representantes das Federações Internacionais participaram de reuniões com representantes das áreas de Esportes e Infra-estrutura da Comissão Rio 2016. As visitas foram positivas. A Lagoa Rodrigo de Freitas é um diferencial, pois é um cartão postal no meio da cidade. A Federação Internacional acredita que o local tem grande potencial para difusão do remo. O X-Park, onde será disputada a canoagem slalom, foi considerado um projeto fantástico, por seu conceito de levar esportes radicais a uma região de população jovem, explicou Agberto Guimarães, Diretor de Esportes da Comissão Rio 2016.