Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Federações internacionais de seis esportes visitam os locais de competição dos Jogos Rio 2016™

Por Rio 2016

Profissionais das federações de ciclismo, hóquei sobre grama, pentatlo moderno, tênis de mesa, tiro esportivo e vela discutem o projeto com o Comitê Organizador

Federações internacionais de seis esportes visitam os locais de competição dos Jogos Rio 2016™

Vice-presidente da ITTF, Neil Harwood, discute detalhes da instalação de tênis de mesa com a equipe do Rio 2016™ (Divulgação Rio 2016™)

Responsáveis por todos os requerimentos técnicos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, as federações esportivas internacionais trabalham em parceria com o Rio 2016™. Em março, representantes de seis entidades reuniram-se com integrantes de diversas áreas funcionais do Comitê Organizador, visitaram os locais de competição e trocaram ideias sobre o projeto.

Entre os principais assuntos abordados nessas visitas estão os preparativos para os eventos-teste, idas a locais de competição e de treinamento e a validação de conteúdos específicos, como os pictogramas de cada esporte.

“Junto com os atletas, as federações internacionais são os clientes mais importantes para o Departamento de Esportes. Trabalhamos em conjunto tirando dúvidas e mostrando como está o andamento dos nossos projetos. Eles querem conhecer todas as instalações, se familiarizar com locais de treinamento e outros detalhes”, explicou o gerente de Competição Esportiva, Rodrigo Garcia.

A primeira visita foi da Federação Internacional de Hóquei (FIH). Quatro profissionais estiveram no Rio: o presidente, Leandro Negre, o secretário-geral, Kelly Fairweather, o diretor de esporte, David Luckes e Susan Neil, membro do Conselho Executivo. Na segunda semana de março, foi a vez da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), que enviou seu vice-presidente, Neil Harwood, e o especialista em Jogos Olímpicos e Eventos, Raul Calin.

Entre os dias 20 e 29, a União Ciclística Internacional (UCI), a Federação Internacional de Vela (Isaf), a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) e a Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF) também realizaram uma série de reuniões com o Comitê Rio 2016™.

O Coordenador de Competição da Vela, Bernardo Villano (à esquerda), observa o chefe de competição da Isaf, Alastair Fox, durante visita à Baía de Guanabara (Divulgação Rio 2016™

O gerente de mountain bike e BMX da UCI, Peter Van den Abeele; o vice-presidente Scott Perry e o chefe de competições da Isaf, Alastair Fox; o vice-presidente da ISSF, Gary Anderson, e o secretário-geral da ISSF, Franz Schreiber; além de seis integrantes da UIPM, incluindo o seu presidente, Klaus Schormann, também visitaram a cidade.

Arquiteta responsável pelo Centro Nacional de Tiro Esportivo Guilherme Paraense, em Deodoro, Tayomara Gama participou da visita da ISSF e comentou: “Foi muito produtiva. Fomos ao estande de tiro esportivo e lá ouvimos as sugestões da federação internacional para o espaço. Vamos fazer os estudos para ver se as sugestões são de fato viáveis. Faremos o possível para que todos os clientes sejam atendidos da melhor maneira possível”, disse.

O trabalho integrado mostra claramente a estratégia do Rio 2016™. Para abril, as visitas confirmadas são da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e da Federação Internacional de Canoagem (ICF), ao passo que, para maio, já estão agendadas visitas da Federação Mundial de Taekwondo (WTF) e da Federação Internacional de Tênis (ITF).