Federação Internacional de Taekwondo promete embates mais dinâmicos e cheios de ação no Rio 2016
Presidente da WTF destaca inovações no formato da competição e esforços para aumentar engajamento da população
Presidente da WTF destaca inovações no formato da competição e esforços para aumentar engajamento da população
A nova área de competição octagonal foi utilizada neste ano, nos Jogos Europeus de Baku (Getty Images/Tom Pennington)
O taekwondo virá renovado aos Jogos Olímpicos Rio 2016. No Rio para o Open Internacional Cidade Maravilhosa, realizado no último fim de semana (8 a 11), o presidente da Federação Internacional de Taekwondô (WTF), Dr. Chungwon Choue, falou sobre as novidades para a realização do torneio Olímpico no ano que vem, com destaque para o novo formato da área de combate, agora um octógono, e iniciativas para aumentar a interação do público com a modalidade.
Segundo o executivo, a decisão de remover as quinas da área de combate tradicional, que era de base quadrangular, evita que competidores defensivos se utilizem da área de competição para reduzir a área de ataque.
“A nova área de competição fará com que atletas sejam mais ativos, ajudando a introduzir toda a dinâmica do taekwondo ao resto do mundo”, afirmou.
Choue destacou ainda os novos sensores eletrônicos que serão instalados no capacete dos atletas para os Jogos, de modo a detectar com precisão os chutes acertados na cabeça do oponente.
“O novo sistema vai aprimorar a precisão (da pontuação). Em Londres, não tivemos estes sensores, então tudo dependia da decisão dos juízes. Com este equipamento, a competição vai ficar mais justa e transparente”, contou.

Outras inovações incluem esforços da Federação para aumentar o engajamento do público com o esporte, como reformular a forma de apresentação dos atletas, deixando-a mais parecida com o que já é feito no boxe ou MMA, além de introduzir breves demonstrações da modalidade entre os embates.
Durante os Jogos, o taekwondo também fará parte de um projeto de iniciação esportiva do Rio 2016, que visa promover a prática esportiva no país a partir de demonstrações públicas interativas nos arredores da cidade.
Além disso, o presidente destacou a utilização de uma nova câmera para cobertura televisiva das competições, que dará aos espectadores uma visão mais ampla da ação no octógono.

O Open Internacional da Cidade Maravilhosa foi a primeira competição de alto nível organizada pela entidade no Brasil. Além do campeonato, a entidade aproveitou a visita para realizar uma série de reuniões sobre os preparativos para os Jogos Olímpicos na sede do Comitê Rio 2016.
“Esta é a minha primeira vez no Rio, e já pude observar que os preparativos para os Jogos Olímpicos estão indo muito bem. Tivemos uma competição maravilhosa em Londres, em 2012, mas acredito que os Jogos Rio 2016 serão os melhores da história para o nosso esporte. A atmosfera do Rio é maravilhosa”, disse.
A visita incluiu ainda um tour no Parque Olímpico da Barra, no qual a Arena Carioca 3, palco da modalidade em 2016, se encontra em fase final da construção.
“Fiquei muito feliz de ver que a instalação já está quase pronta. Ela está localizada no coração do Parque Olímpico e espero que atraia muitos espectadores no ano que vem”, finalizou.
