As belezas naturais e a alegria do povo brasileiro são conhecidos pelo mundo afora e é natural que a maioria dos estrangeiros , num primeiro momento, pensem em festas folclóricas como o Carnaval, praias e paisagens, quando se fala em Brasil. Entretanto, muitos já entendem que a Nação passa por uma profunda transformação e que há muito além disso para se aprender sobre o país.
Neste contexto, a exposição "Da Margem para o Limiar", na Casa Brasil em Londres, vem funcionando como um catalisador para expandir a visão de estrangeiros, e até mesmo de brasileiros, sobre o Brasil.
A agente de turismo Jill Forgham, que visitou a exposição de arte e design contemporâneos, elogiou a mostra e disse que ficou "impressionada".
"É uma exposição variada e diversificada. Muitas pessoas não fazem ideia de quanto podem aprender sobre o Brasil. Espero que muitos vejam esta exposição para terem contato com a cultura, a arte e a música brasileiras", declarou ela, que teve a chance de visitar o país cinco vezes, a trabalho.
A dona de casa Julia Sommers, que ainda não teve a chance de ir ao Brasil, explicou que não conhece o Brasil, mas que captou a essência da mostra.
"Me parece um país muito interessante e esta exposição mostra diferentes aspectos. De um lado temos o design e a arte e do outro alguns traços da cultura popular", destacou.
As alunas de curadoria e design contemporâneos da Kingston University em parceria com o Design Museum, Carolina Chew e Stefanie Baumann deram suas opiniões sobre o que viram.
"Senti que algumas peças procuravam refletir questões internas do país e isto é importante na arte. Considero o Brasil um país alegre e acredito que agora eu tenho uma visão mais ampla do país. Mas ainda quero ir ao samba", brincou a austríaca Stefanie, de 25 anos.
Sua amiga Carolina, 30 anos, que é carioca e mora em Londres há 10 anos, concordou e disse que ficou com uma excelente impressão do momento vivido pelo Brasil.
"É muito legal ver esta evolução no design brasileiro. Percebi alguns traços do estilo europeu mesclados com traços típicos brasileiros. Cada peça parece ter um argumento. Acredito que o Brasil está tão à frente em arte e design quanto a Europa. A ideia de reunir peças de artistas renomados com outras de nomes que não são conhecidos funcionou muito bem", declarou.
Reunindo o melhor da arte e do design brasileiros da atualidade, a exposição "Da Margem para o Limiar" apresenta uma rica oferta cultural do Brasil, com 33 artistas e designers, de diferentes regiões, envolvendo nomes em ascensão, como Rodrigo Braga e Zé Carlos Garcia, e artistas internacionalmente consagrados, como Regina Silveira e Nelson Leirner, para representar a vibrante cena artística do Brasil.
Além da exposição "Da Margem para o Limiar", podem ser visitadas até o dia 8 de setembro, na Casa Brasil, em Somerset House, centro de Londres, as exposições "Brasil, a hora é essa" e "Paixão e Transformação".