Excelência técnica marca projetos da Rio 2016 apresentados na visita da Comissão de Avaliação do COI
Por Rio 2016
Candidatura do Rio de Janeiro tem garantias em todas as áreas e se destaca pela participação de representantes dos três níveis de governo, especialistas e atletas
Após sete dias de reuniões, apresentações e visitas a instalações esportivas, a visita da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) chegou ao fim neste sábado, dia 2.
O Comitê de Candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 apresentou a proposta de um evento de excelência técnica, com poder de transformar a cidade e o país, agregar valor ao Movimento Olímpico e proporcionar uma experiência de vida única para todos os envolvidos. E terminou os trabalhos com a sensação do dever cumprido.
O relatório com o resultado da visita do Comitê de Avaliação será a base para que os integrantes do COI escolham, no dia 2 de outubro, em Copenhague, na Dinamarca, a cidade sede dos Jogos de 2016. O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, ressaltou a qualidade técnica das apresentações do projeto Rio 2016.
Esta visita era um momento chave e saímos fortalecidos, engrandecidos e seguros de que o Rio de Janeiro estará muito forte no dia 2 de outubro. Podemos nos orgulhar de não ter deixado pergunta sem resposta. Poucas vezes na história do Movimento Olímpico uma cidade apresentou tantas garantias e uma participação tão efetiva dos três níveis de governo.
O Rio de Janeiro tem grandes cidades como concorrentes, mas é a única de um país que nunca recebeu a maior competição esportiva do planeta. Para o Rio de Janeiro e para o Brasil, os Jogos Olímpicos são vitais, disse Nuzman.
Durante três dias, a Comissão do COI realizou sabatinas com o Comitê Rio 2016 sobre os 17 temas do Dossiê de Candidatura Visão, legado e comunicação; Conceitos gerais dos Jogos; Estrutura política e econômica; Aspectos legais; Formalidades e vistos de imigração, Meio-ambiente e clima; Finanças; Marketing; Esporte e instalações esportivas; Jogos Paraolímpicos; Vila Olímpica; Serviços médicos e controle de doping; Segurança; Acomodações; Transporte; Tecnologia e Operações de Imprensa.
Na sexta-feira, dia 1, os 13 integrantes visitaram as instalações esportivas do projeto Rio 2016, comprovaram o legado dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e viveram momentos de emoção ao baterem bola no gramado do Maracanã com o Rei Pelé e admirarem o visual da Baía de Guanabara.
Todas as pessoas envolvidas na candidatura estiveram pessoalmente no Rio de Janeiro para participar da visita da Comissão do COI. O Rio de Janeiro mostrou o seu melhor, com a participação do presidente Lula, de representantes dos três níveis de governo, de especialistas e atletas olímpicos e paraolímpicos. Isso aconteceu porque queremos muito esses Jogos Olímpicos. Porque sabemos os benefícios que o evento pode trazer para o Brasil, disse o Secretário Geral do Comitê Rio 2016, Carlos Roberto Osório.
A Comissão de Avaliação do COI, é presidida pela marroquina Nawal El Moutawakel, bacharel em Educação Física e campeã olímpica no atletismo, e também conta com o chinês Ching Kuo Wu, o escocês Craig Reedie, os franceses Guy Drut e Etienne Thobois, o egípcio Mounir Sabet, o colombiano Andrés Botero, o russo Alexander Popov, o sueco Goran Petersson, os suíços Gilbert Felli e Philippe Bovy e os australianos Gregory Hartung e Simon Balderstone.