Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Eventos-teste dos Jogos Rio 2016 começam neste ano

Por Rio 2016

Quarenta e cinco competições esportivas serão realizadas nas instalações dos Jogos entre agosto de 2014 e maio de 2016

Eventos-teste dos Jogos Rio 2016 começam neste ano

Evento-teste da vela reunirá 324 atletas na Baía de Guanabara em agosto (Rio 2016/Alex Ferro)

Os preparativos para os Jogos  Rio 2016 vão atingir um importante marco em agosto deste ano, quando o Comitê Organizador realizará seu primeiro evento-teste. Uma competição de vela, na Baía de Guanabara, oficializará a abertura do programa, que prevê a realização de 45 eventos esportivos nos locais de competição dos Jogos até maio de 2016. Uma oportunidade para o Comitê Organizador avaliar, na prática, toda a operação do espetáculo que está sendo preparado para daqui a dois anos.

“Nossa prioridade nos eventos-teste é testar a área de competição. É uma parte fundamental da instalação, que deve funcionar perfeitamente para que os atletas possam ter o melhor desempenho. Também teremos a oportunidade de planejar e avaliar a operação da instalação e de medir os reflexos do evento na cidade”, explica Agberto Guimarães, diretor executivo de Esportes e Integração Paralímpica do Comitê Rio 2016.

Os eventos-teste são parte crucial do processo de organização dos Jogos. Em Londres 2012, por exemplo, foram realizados 42 eventos-teste, que contaram com a participação de 8 mil atletas e de 30 mil profissionais na organização. Segundo Delphine Moulin, gerente-geral de Eventos-Teste do Comitê Rio 2016, trata-se também de uma oportunidade única de reunir e capacitar, antes dos Jogos, todos os profissionais responsáveis pela operação das competições.

“Os eventos-teste também serão a primeira oportunidade de treinamento para os profissionais que irão operar as instalações durante os Jogos e de integrar a equipe do Comitê com os Governos e as Federações Internacionais, que também têm papel importante na realização dos Jogos”, destaca Delphine.

Entre os dias 2 e 9 de agosto deste ano, cerca de 324 atletas das 10 classes Olímpicas da vela competirão na Baía de Guanabara no primeiro evento-teste organizado pelo Comitê Rio 2016. A maior parte das competições, no entanto, acontece a partir do segundo semestre de 2015. De julho a outubro do ano que vem, serão realizados os eventos-teste de esportes ao ar livre, como triatlo, maratona e vôlei de praia. A ideia é tentar realizá-los no mesmo período do ano em que acontecerão os Jogos, buscando condições climáticas semelhantes.

De novembro de 2015 a janeiro de 2016, quando o verão no Rio de Janeiro ainda não é tão intenso, um novo grupo será testado, com foco nos esportes indoor. O último período de competições será entre março e maio de 2016, quando acontecerão alguns dos maiores eventos-teste, representando uma oportundiade para praticar e avaliar as operações com a equipe quase completa em relação à que vai trabalhar durante os Jogos.O calendário completo dos eventos-teste dos Jogos Rio 2016 será divulgado ao longo do ano.

Das 45 competições programadas, cerca de 25 serão operadas pelo Comitê Rio 2016. Nos outros casos, quando os eventos-teste serão de responsabilidade da Federação Internacional ou da Confederação Brasileira de cada esporte, o Comitê terá participação em operações específicas de testagem. 

Se são fundamentais para a organização dos Jogos, os eventos-teste não são menos importantes para os atletas. Campeão Olímpico de vôlei de praia em Atenas 2004, o brasileiro Emanuel participou da preparação do evento-teste de sua disciplina para os Jogos Londres 2012. Um ano antes, ele e o então parceiro Alison, dupla que viria a conquistar a prata em Londres, foram convidados a conhecer a instalação e ouvidos pelos organizadores do evento.

Brasileiro Emanuel avaliou estrutura do evento-teste dos Jogos de Londres (Foto: FIVB)

 

“Foi fundamental saber antes como seria a nossa logística nos Jogos e conhecer melhor a arena, os locais por onde precisaríamos passar e onde poderíamos descansar entre um treino e outro, por exemplo”, afirma o atleta, dono de uma medalha Olímpica de cada tipo, em cinco participações nos Jogos.

“Em um esporte como o vôlei de praia, onde as condições naturais influenciam nas partidas, este primeiro contato é ainda mais importante, pois precisamos conhecer desde a orientação do sol até a densidade da areia. Em Londres, lembro que no evento-teste detectamos que uma corrente de vento entrava na quadra em diagonal e, nos Jogos, quando a arena foi montada, essa passagem de ar foi obstruída, evitando esta dificuldade”, completa o brasileiro.