Eventos-teste: Austrália define seus representantes para competição de vela
Regata acontece em agosto. País enviará à cidade dupla campeã da primeira edição do evento, em 2014
Regata acontece em agosto. País enviará à cidade dupla campeã da primeira edição do evento, em 2014
A dupla Nathan Outteridge e Iain Jensen veleja sobre as águas da Baía de Guanabara, no primeiro-evento teste para os Jogos Rio 2016, em agosto de 2014 (Matthew Stockman/Getty Images)
A Austrália anunciou nesta quarta-feira (15) – quando tem início, com a etapa final da Liga Mundial de Voleibol, a série de 44 eventos-teste até os Jogos Rio 2016 – os atletas que representarão o país no teste da vela, que será realizado entre 15 e 22 de agosto, na Marina da Glória.
Será a segunda vez que o local, sede das competições Olímpica e Paralímpica da vela, receberá um evento-teste do esporte – a primeira foi em agosto de 2014, na inauguração do programa Aquece Rio. A vela será, assim, o único esporte do Rio 2016 que passará por dois eventos-teste, reforçando a capacidade da Baía de Guanabara de receber os atletas Olímpicos e Paralímpicos.
A Austrália enviará à segunda edição da Regata Internacional Aquece Rio um total de 10 atletas (incluindo quatro medalhistas de Londres 2012) para competir em seis das 10 classes do evento. São eles: Mat Belcher, ouro em Londres 2012, e Will Ryan (classe 470); Nathan Outteridge e Iain Jensen, ambos ouro em Londres 2012 (49er); Tom Burton (laser); Jason Waterhouse e Lisa Darmanin (nacra17); Jake Lilley (finn); e Olivia Price, prata em Londres 2012, e Jaime Ryan (49erFX).
Na classe 470, Mathew Belcher e Will Ryan são os atuais nº 1 do mundo e subiram ao pódio em todas as competições que disputaram desde que formaram a dupla, após os Jogos de 2012. Campeões mundiais em 2014, eles também venceram o primeiro evento-teste da vela no Rio (assim como o conterrâneo Tom Burton, na classe laser) e a Copa Brasil, em dezembro.
A presença da dupla na regata do Rio em 2015 ocorre após um terceiro lugar no Open Europeu 470 e medalhas de prata nas últimas três edições da Copa do Mundo.
“Para nós, tudo, cada dia de treino, cada minuto, cada hora, semana, mês, ano – tudo diz respeito aos Jogos Olímpicos. As regatas nos dão a oportunidade de testar algumas coisas, reforçar nossa posição e, através disso, saber melhor onde estamos e o que devemos melhorar. E esperamos que tudo venha a se somar quando mais precisarmos: nos Jogos Olímpicos”, disse Mat Belcher.
Entre as 10 classes Olímpicas, a Austrália espera disputar nove e, graças ao seu rendimento no Campeonato Mundial de 2014, na Espanha, já garantiu vaga em seis – as mesmas em que estará representada no evento-teste do Rio.
Com informações do site do Comitê Olímpico Australiano.