Evento-teste de taekwondo investe no espetáculo na entrada dos lutadores
Equipe dos Jogos Rio 2016 trabalha em inovações com a força da música já no Torneio Internacional do esporte, na Arena Carioca 1
Equipe dos Jogos Rio 2016 trabalha em inovações com a força da música já no Torneio Internacional do esporte, na Arena Carioca 1
Equipe de Apresentação do Esporte trabalha para animar torcidas nos Jogos Rio 2016 (Rio 2016/Paulo Mumia)
O taekwondo vem apostando em inovações tecnológicas para se aproximar do público ao longo dos últimos anos. No Torneio Internacional de Taekwondo, evento-teste da modalidade para os Jogos Rio 2016 que acontece neste fim de semana (20 e 21) na Arena Carioca 1, há locutores, DJs e especialistas em música e esporte que operam sob os holofotes da Federação Internacional de Taekwondo (WTF), para fazer da entrada dos atletas na arena um acontecimento dentro das compeitções. Esta foi uma das principais novidades anunciadas pela WTF no ano passado para o Rio 2016.
“Eles vieram até nós e disseram que estão prontos para incluir mais música e energia no esporte, principalmente no momento em que os atletas são apresentados ao público. É um trabalho muito divertido. Temos ótimas ideias para os Jogos”, contou Chris Nicolay, gerente de Apresentação do Esporte do Comitê Rio 2016. Parte da criação da atmosfera emocionante nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é responsabilidade da equipe de Nicolay.
Saiba mais sobre taekwondo em nosso infográfico
Para o evento-teste, a equipe de Apresentação do Esporte do Rio 2016 entrou em contato com cada competidor para perguntar as músicas que gostariam que fossem tocadas no momento de sua entrada. Para Yuri Almeida, gerente de produção musical do Rio 2016, isso ajuda a trazer para os Jogos um pouco da cultura dos países e da personalidade dos atletas.
Yuri Almeida, gerente de produção musical do Rio 2016

Mais do que empolgar torcida, a música tocada também pode ajudar atletas a competir melhor. “A introdução do atleta é algo que temos muita atenção e carinho porque é o último momento antes dele entrar em ação e, se tocada a faixa certa, dá até um gás a mais”, disse.
Quem concorda com Yuri é Rui Bragança, bicampeão europeu e uma das promessas de Portugal na categoria até 58kg. "Acho muito bom para o espetáculo, pois deixa a apresentação do taekwondo mais parecida com o que já é feito em outras artes marciais mais conhecidas, como o UFC e o boxe", disse o atleta, que escolhe suas músicas de entrada de acordo com o que está sentindo no dia.
Rui Bragança, bicampeão europeu de taekwondo

Além da trilha sonora da entrada, a equipe é responsável pela sonoplastia ao longo de toda a competição. Um dos destaques é a criação de vinhetas específicas para momentos especiais dos Jogos, como quebra de recordes e vitórias emocionantes. “É claro que vai sempre existir uma presença marcante da música brasileira durante o Rio 2016, afinal o Brasil é muito conhecido no mundo pela sua musicalidade. Mas vamos tentar ser bem ecléticos e incluir músicas que empolguem, para fazer todo mundo participar e cantar junto”, contou o produtor musical.
Só que nem tudo entra no setlist dos Jogos Rio 2016. Músicas de cunho político ou religioso, palavras impróprias ou ofensivas estão barradas.
“Existe um cuidado especial com as mensagens que queremos e passar ou não. Estamos ali para fazer com que as pessoas se divirtam e nos preocupamos em não ofender ninguém. É claro que a gente sabe quem tem muito sucesso que cai nesse filtro, mas a nossa sorte é que temos versões instrumentais da maioria deles”, afirmou.
O grupo cuida ainda das cerimônias de premiação e das informações dadas pelos locutores durante os eventos e apresentadas nos telões. “Nossa missão é entreter e, ao mesmo tempo, educar os torcedores sobre o que eles estão assistindo. Para isso, temos profissionais que são especializados em esporte e podem explicar aos torcedores tudo o que cada modalidade tem de melhor”, disse Christy.
O Torneio Internaciona de Taekwondo é a 25ª competição no calendário de eventos-teste do Rio 2016. Ele toma conta da Arena Carioca 1 até este domingo (21) e conta com a presença de 64 atletas de 15 países.

