Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Evento em Brasília marca os 2.000 dias para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016

Por Rio 2016

Comitê Paraolímpico Brasileiro homenageia o Comitê Organizador dos Jogos nesta sexta

Evento em Brasília marca os 2.000 dias para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016

Leonardo Gryner e Andrew Parsons em Brasília (Exemplus/CPB)

Reforçando a diretriz de integrar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 a todo o país, o Comitê Organizador aceitou o convite do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e foi a Brasília, nesta sexta-feira, dia 18, comemorar os 2.000 dias para os Jogos Paraolímpicos.

O evento ocorreu à margem da Assembleia Geral do CPB, realizada no Hotel Royal Tulip, e contou com a presença do Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons; do Diretor Geral do Comitê Rio 2016, Leonardo Gryner; e de dirigentes de todas as entidades que desenvolvem o esporte paraolímpico no país.

Em fevereiro, o Comitê Organizador já havia comemorado os 2.000 dias para os Jogos Olímpicos com uma cerimônia no Teatro Amazonas, em Manaus.

No evento em Brasília, o Comitê Rio 2016 foi homenageado pelo CPB com uma placa comemorativa entregue a Leonardo Gryner.

“Obrigado, em nome do Presidente Nuzman, por essa linda homenagem. O nosso Presidente tem um grande compromisso, que é passado para todos nós dentro da organização, para garantir uma total integração do nosso planejamento e para que, obviamente, o mesmo nível de serviço seja garantido nas duas competições, contribuindo para deixar um legado para o país. Acho que nossa próxima meta como legado deve ser conseguir conscientizar a sociedade brasileira sobre a necessidade de incorporar no seu dia-a-dia as questões referentes à acessibilidade”, disse Gryner.

O Diretor Geral aproveitou a ocasião para atualizar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos. “Estamos agora começando o desenvolvimento da logomarca dos Jogos Paraolímpicos e esperamos, até o segundo semestre desse ano, anunciá-la”, disse.

O Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro reconheceu que tanto os Jogos Olímpicos quanto os Jogos Paraolímpicos vêm sendo organizados com o mesmo alto padrão de planejamento. “Queria dizer da minha felicidade de ter um comitê organizador único para os dois eventos. Essa parceria começou em 2001, quando lançamos a candidatura em conjunto para o Pan e Parapan do Rio 2007. E foi um sucesso absoluto. Um dos legados do Pan foi esse: que a mesma cidade sediasse as duas competições. Desde o início, a intenção desse comitê era unir o esporte brasileiro em uma mesma comissão”, afirmou Parsons.

O Presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, que não pôde comparecer à cerimônia por estar fora do país, enviou um depoimento em vídeo, no qual ressalta o comprometimento de todos os envolvidos na realização dos Jogos Paraolímpicos.

“Hoje é um dia muito feliz. Dia de comemorarmos avanços na organização e na preparação para os Jogos Paraolímpicos e, principalmente, na vontade, no espírito e na certeza de que nós teremos em 2016 os Jogos Paraolímpicos de maior sucesso na história de todas as edições já realizadas. Vamos continuar a trabalhar muito duro, lutar como se já fosse o dia da Cerimônia de Abertura. Juntos, vamos construir esse enorme legado para os Jogos Paraolímpicos e para o Desporto Paraolímpico no Brasil.”

Em novembro de 2010, o Presidente do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), Xavier Gonzalez, se disse entusiasmado e satisfeito ao constatar o quanto o Rio de Janeiro está se mobilizando para receber os Jogos Paraolímpicos de 2016. A visita foi parte da primeira reunião entre IPC e Comitê Rio 2016 para acompanhamento da organização dos Jogos Paraolímpicos na cidade.