Estudo elaborado pelo Banco Mundial indica que o Brasil é a sexta economia do mundo. A instituição financeira internacional divulgou nesta terça-feira, dia 18, dados do Programa de Comparação Internacional, que avaliou as economias de 146 países e elaborou a lista conforme o poder de compra de cada moeda nacional.
No ranking, o Brasil aparece empatado com França, Itália, Reino Unido e Rússia, todos com aproximadamente 3% do PIB mundial.
O país é responsável por aproximadamente metade da economia da América do Sul e é o primeiro entre os países latino-americanos. O mais próximo do Brasil é o México, que está em sétimo lugar, ao lado da Espanha.
Os Estados Unidos lideram a lista, seguidos pela China, Japão, Alemanha e Índia.
Na avaliação anterior, na qual o Brasil ocupava a sétima posição, os técnicos do Banco Mundial levavam em conta a chamada medida cambial, que transformava o Produto Interno Bruto (PIB) de cada país em dólares.
"Os números passaram a refletir o valor real de cada economia, com as diferenças corrigidas em níveis de preços, sem a influência de movimentos transitórios de taxas cambiais", afirma o comunicado do Banco Mundial.