Estrelas solitárias e vôlei de praia dominam indicados ao Prêmio Brasil Olímpico
Nesta terça, COB anuncia os melhores do ano e faz homenagem a Guga Kuerten
Nesta terça, COB anuncia os melhores do ano e faz homenagem a Guga Kuerten
Fabiana Murer, a dupla Ágatha e Bárbara, Marcelo Melo, Isaquias Queiroz, Ana Marcela Cunha, mais a dupla Alison e Bruno são os indicados a "Melhor Atleta do Ano" pelo COB (Montagem com fotos da Getty Images)
Em um ano díficil, com exceção de algumas modalidades como vôlei de praia, foram as estrelas solitárias que garantiram o brilho do esporte brasileiro. E são elas que foram reconhecidas com indicações pelo colégio eleitoral do Comitê Olímpico do Brasil na 17ª edição do Prêmio Brasil Olímpico. Entre as mulheres, concorrem a Melhor Atleta do Ano Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, que foi bicampeã mundial nos 25 km e bronze nos 10 km, em Kazan, na Rússia; Ágatha e Bárbara, melhor dupla feminina de vôlei de praia, segundo a Federação Internacional de Vôlei, e a saltadora Fabiana Murer, única medalha brasileira - prata - no Mundial de Atletismo, em Pequim. No masculino, os candidatos são Alison e Bruno, campeões mundiais de vôlei de praia, que tiveram um ano fantástico; Isaquias Queiroz, da canoagem velocidade (que faturou três medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto), e Marcelo Melo, do tênis, que em novembro chegou ao número do ranking mundial de duplas.
Hoje à noite os vencedores serão revelados em festa de gala no Teatro Bradesco, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, com transmissão do SporTV a partir das 19h30. O júri organizado pelo COB inclui dirigentes, ex-atletas, jornalistas especializados e personalidades do esporte. Já o prêmio Atleta da Torcida promete emoção até os instantes finais, com votação aberta no site do COB. São oito que podem ser votados, segundo a indicação do COB: além de Ana Marcela Cunha, Fabiana Murer, Alison e Bruno, Isaquias Queiroz e Marcelo Melo, concorrem também a judoca Érika Miranda (ouro no Pan de Toronto e bronze no Mundial), o nadador Thiago Pereira (prata no Mundial, cinco medalhas no Pan) e Yane Marques (ouro no Pan e bronze no Mundial de pentatlo moderno).
Na primeira edição do Atleta da Torcida, em 2014, a eleita foi a ginasta Flávia Saraiva. Os prêmios de Melhor Atleta de 2014 foram para o ginasta Arthur Zanetti e a dupla Martine Grael e Kahena Kunze, da vela.
Assim como os melhores de cada esporte (confira abaixo a lista completa), os prêmios de Melhor Técnico do Ano para modalidades coletivas e para individuais/em dupla foram divulgados previamente. Os melhores de 2015 são o croata Ratko Rudic, uma lenda na história do polo aquático, hoje no comando da seleção brasileira masculina, e Leandro “Brachola” Andreão, da dupla Alison e Bruno Schmidt, do vôlei de praia.
Os Melhores Atletas dos Jogos Escolares da Juventude, para o COB, foram Stephany Gonçalves (da ginástica rítmica) e Paulo de Oliveira (do atletismo), na etapa 15 a 17 anos; na etapa 12 a 14 anos, os escolhidos foram Amanda Kunkel, do ciclismo, e Leonardo Santana, do judô.
Gustavo Kuerten é o homenageado neste ano com o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, para atletas “que perpetuam os valores do esporte olímpico”. Medalhistas dos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015 também terão seu momento especial na gala do COB, assim como os melhores atletas dos Jogos Escolares da Juventude 2015. Na faixa de 15 a 17 anos, Stephany Gonçalves, da ginástica rítmica, e Paulo de Oliveira, do atletismo são os vencedores. Entre os atletas na faixa de 12 a 14 anos, os destaques foram Amanda Kunkel, do ciclismo, e Leonardo Santana, do judô.
Atletismo – Fabiana Murer
Badminton – Lohaynny Vicente
Basquete - Leandro Barbosa
Boliche - Marcelo Suartz
Boxe - Robson Conceição
Canoagem Slalom - Ana Sátila Vargas
Canoagem Velocidade - Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX - Renato Rezende
Ciclismo Estrada - Flávia Paparella
Ciclismo Mountain Bike - Henrique Avancini
Ciclismo Pista - Kacio Freitas
Desportos na Neve - Michel Macedo
Desportos no Gelo - Edson Bindilatti
Esgrima - Renzo Agresta
Esqui Aquático - Marcelo Giardi
Futebol - Lucas Lima
Ginástica Artística - Arthur Zanetti
Ginástica de Trampolim - Camilla Gomes
Ginástica Rítmica - Natália Gáudio
Golfe - Lucas Yu Shin Lee
Handebol - Ana Paula Rodrigues
Hipismo Adestramento - João Victor Oliva
Hipismo CCE - Ruy Leme
Hipismo Saltos - Pedro Veniss
Hóquei sobre Grama - André Luiz Couto
Judô - Érika Miranda
Karatê - Valéria Kumizaki
Levantamento de Peso - Fernando Reis
Lutas - Aline Ferreira da Silva
Maratona Aquática - Ana Marcela Cunha
Natação - Thiago Pereira
Nado Sincronizado - Luisa Nunes Borges e Maria Eduarda Miccuci
Patinação Artística - Marcel Stürmer
Pentatlo Moderno - Yane Marques
Polo Aquático - Felipe Perrone
Remo - Fabiana Beltrame
Rugby - Paula Ishibashi
Saltos Ornamentais - Giovanna Pedroso e Ingrid de Oliveira
Softbol - Martha Murazawa
Squash - Giovanna Veiga de Almeida
Taekwondo - Iris Silva Tang Sing
Tênis - Marcelo Melo
Tênis de Mesa - Hugo Calderano
Tiro com Arco - Marcus Vinicius D’Almeida
Tiro Esportivo - Cassio Rippel
Triatlo - Manoel Messias
Vela - Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei de Praia - Alison Cerutti e Bruno Schmidt
Voleibol - Sérgio Dutra dos Santos