Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Craque do futebol de 5, Jefinho Gonçalves compara energia do revezamento com a das arquibancadas do Rio 2016

Por Rio 2016

Estrelas dos Jogos Paralímpicos emocionaram durante passagem da tocha Olímpica em Salvador, nesta terça-feira (24)

Craque do futebol de 5, Jefinho Gonçalves compara energia do revezamento com a das arquibancadas do Rio 2016

Jefinho Gonçalves com a chama Olímpica em Salvador: "Preparativo para os Jogos" (Foto: Rio 2016/Marcos de Paula)

A energia do símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que passa por Salvador nesta terça-feira (24), chegou até os Jogos Paralímpicos. Capitaneados pelo bicampeão Paralímpico e craque do futebol de 5 Jefinho Gonçalves, estrelas do esporte brasileiro conduziram a tocha Olímpica na capital baiana, adicionando uma dose de inspiração à gama de emoções provocadas pelo revezamento na cidade. 

Quem deu o start do dia foi o nadador de longas distâncias soteropolitano Marcelo Collet, o primeiro atleta Paralímpico a atravessar o Canal da Mancha, em 2010.

"Conduzir a tocha foi tão emocionante quanto a travessia. O esporte é minha vida desde a infância. Essa chama Olímpica é tudo que eu espero a cada quatro anos", afirmou o atleta, que abriu o revezamento diretamente do Pelourinho, no Centro Histórico da cidade.

Marcelo Collet conduziu a tocha ao som do Olodum e sob aplausos da multidão (Foto: Rio 2016/Marcos de Paula)

Eleito o melhor jogador de futebol de 5 do mundo em 2010, Jeferson Gonçalves, o Jefinho, também emocionou no revezamento, em Monte Serrat. Bicampeão dos Jogos Paralímpicos (Pequim 2008 e Londres 2012), o craque e sua equipe são promessa de medalha para o Brasil daqui a quatro meses. 

“Sentir a alegria, a energia do brasileiro na hora em que eu estava conduzindo foi um preparativo para o que vem por aí. Me sinto fortalecido com isso e espero que a gente possa retribuir essa alegria para o brasileiro”

Jefinho Gonçalves

O sonho de conquistar o tricampeonato está próximo, e Jefinho pede uma ajuda especial para alcançar o objetivo: “Estamos trabalhando muito para conseguir a medalha que queremos. Contamos com o apoio da torcida, que deve lotar as arquibancadas para torcer para a nossa equipe”, disse.

Garanta já o seu lugar nos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Representante feminina do time de atletas Paralímpicos que conduziram a chama em Salvador, Verônica Almeida foi medalhista de bronze nos Jogos Londres 2012, além de ter quebrado o recorde do Guiness Book no "nado 10km em mar aberto". Minutos antes de sua participação no revezamento, ela brincou: “Quebrei o recorde de menor tempo de 10 km em mar aberto. Agora quero quebrar o recorde de maior tempo conduzindo a tocha Olímpica”.