Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Estrelas do basquetebol dos Estados Unidos estão de olho nos Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Astros como Lebron James, Stephen Curry e Kevin Durant já estavam à disposição da seleção, e agora Kobe Bryant pode reforçar o time

Estrelas do basquetebol dos Estados Unidos estão de olho nos Jogos Rio 2016

Amistoso entre dois times da própria seleção dos EUA encerrou a primeira sessão de treinamento para os Jogos Rio 2016 (Andrew D. Bernstein/USA Baskteball)

Roger Federer, Michael Phelps, Jessica Ennis-Hill, Zlatan Ibrahimovic... A lista de estrelas querendo fazer bonito nos Jogos já não é modesta, mas, no que depender dos principais astros da NBA, essa constelação vai ficar ainda mais brilhante. Ao fim da primeira sessão de treinos da seleção masculina dos Estados Unidos já focada na preparação para os Jogos Olímpicos, os maiores atletas norte-americanos do esporte na atualidade confirmaram o interesse em participar dos Jogos do Rio de Janeiro - e com uma novidade e tanto. Kobe Bryant já havia declarado que não disputaria o torneio Olímpico no Rio de Janeiro - mas, de acordo com Jerry Colangelo, presidente da USA Basketball, o jogador parece ter voltado atrás na sua decisão.
 
"Seria muito bom vê-lo jogar no Rio. Ele me disse em conversa particular que, se pudesse escolher, adoraria se despedir da seleção com mais um ouro Olímpico. Mas também fez questão de dizer: 'Eu não quero ganhar essa vaga, eu tenho que conquistá-la. Tenho que ser capaz de jogar na seleção dos EUA'. E eu respondi: 'Você é. A seleção sempre estará aberta para você, Kobe", contou Colangelo.
 
Caso faça parte da equipe dos EUA que disputará os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, Kobe Bryant tentará na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, sua terceira medalha de ouro ao lado de grandes craques. O grupo de 12 jogadores que disputará o torneio de basquetebol no Rio em nome dos EUA deverá sair da lista de 34 atletas que participaram deste primeiro minicamp, que conta com nomes como Kevin Durant, Stephen Curry, James Harden, além dos veteranos Olímpicos Lebron James e Carmelo Anthony. Ambos conquistaram o bicampeonato Olímpico em Pequim 2008 e Londres 2012, além do bronze em Atenas 2004, e podem se tornar os primeiros atletas norte-americanos do basquetebol a participar de quatro edições dos Jogos Olímpicos.
 
"O Rio é uma cidade-sede diferente das outras. Nós sabemos que os brasileiros amam o futebol e nós, como jogadores de basquetebol, esperamos que quem estiver com a camisa dos EUA representando o país leve toda a emoção do nosso esporte para o Brasil", disse Lebron James.
 
"Tive sorte o suficiente para estar no grupo que conquistou dois Mundiais para a seleção, mas nunca disputei os Jogos Olímpicos, e é uma experiência que quero viver. Quero fazer parte disso", declarou Stephen Curry, campeão da NBA pelo Golden State Warriors.
 
O primeiro treinamento dos Estados Unidos de olho nos Jogos Rio 2016 foi encerrado na última quinta-feira (13), com um amistoso entre dois grupos da própria seleção, um jogando com um uniforme azul, e outro de uniforme branco. O branco venceu por 134 a 128, diante de um público de 18 mil pessoas em Las Vegas.
 
"No próximo ano, o nosso plano é fazer a convocação depois da temporada da NBA e do draft das equipes. Nos últimos dias de junho, em Nova York, vamos anunciar, com uma mídia massiva, os 12 jogadores convocados para defender a seleção, que devem se apresentar para os treinos duas semanas depois", afirmou Jerry Colangelo.
 
Além do Brasil, que teve a vaga de país-sede confirmada pela Federação Internacional, e da Austrália, campeã da Oceania, a seleção dos Estados Unidos está assegurada na disputa masculina do basquetebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016 como campeã mundial. As outras nove vagas serão definidas por meio de quatro Pré-Olímpicos continentais e de um Pré-Olímpico Mundial. O sistema de classificação é idêntico para o torneio feminino, com Brasil (país-sede), Sérvia (campeã europeia), Austrália (campeã asiática) e EUA (campeão mundial) já garantidos na disputa. O próximo país classificado no masculino será o campeão do Pré-Olímpico das Américas, que será conhecido no dia 12 de setembro. Acompanhe aqui a corrida pela classificação para os Jogos Olímpicos em todos os esportes.