Estrelas de basquetebol da NBA se encantam com o Rio de Janeiro
Após cinco dias na cidade, atletas do Miami Heat e do Cleveland Cavaliers se despedem com elogios à sede dos Jogos Olímpicos de 2016
Após cinco dias na cidade, atletas do Miami Heat e do Cleveland Cavaliers se despedem com elogios à sede dos Jogos Olímpicos de 2016
Equipe do Miami Heat posa para foto diante do Pão de Açúcar (NBA Brasil)
Alguns dos melhores jogadores de basquetebol do mundo estiveram no Rio de Janeiro nesta semana para a partida entre Miami Heat e Cleveland Cavaliers pelo NBA Global Games e, por tabela, acabaram se apaixonando pela cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Antes da partida realizada na Arena Olímpica do Rio na noite deste sábado, vencida pelo Cleveland Cavaliers por 122-199 na prorrogação, os atletas visitaram algumas das principais atrações da cidade.
“É uma cidade incrível e será complicado para os atletas manterem o foco na competição e nos treinamentos com todas essas praias por aí”, brincou o ala-pivô Chris Bosh, do Miami Heat, campeão Olímpico em Pequim 2008 pelos Estados Unidos.
“As pessoas são boas e há beleza em todos os lados – nas montanhas, nos vales, nas praias...O Rio será um cenário espetacular para os Jogos Olímpicos”.

O canhoto de 2,11m visitou o gigante mais famoso da cidade, o Cristo Redentor, e desfrutou de um café da manhã no local ao lado de sua esposa, Adrienne, que postou uma foto no Twitter revelando seu encantamento. Seus companheiros de equipe também visitaram a atração turística e ficaram igualmente impressionados.
“É de tirar o fôlego. Chegando lá em cima, olhei em volta e vi tanta coisa: o oceano, os vales, o cenário lindo, a estátua.... Isso te faz pensar sobre tudo”, disse o pivô Justin Hamilton.
O ala-armador Dwayne Wade, medalhista de ouro e bronze nos Jogos Olímpicos, ficou especialmente impressionado com a vista do hotel onde a equipe ficou hospedada, em Copacabana.
“Ficamos hospedados de frente para a praia, com uma vista linda. A primeira coisa que eu via quando acordava era a praia e isso é lindo”, comentou o atleta, de 32 anos.
O ala Danny Granger, campeão mundial com os Estados Unidos em 2010, já planeja seu terceiro retorno à cidade nos Jogos Olímpicos de 2016, mesmo que seja fora das quadras.
“Eu amo o Rio. É uma cidade ótima e as pessoas são muito legais. Com toda certeza voltarei para assistir os Jogos em 2016”, disse o ex-jogador do Indiana Pacers e Los Angeles Clippers.

O Cleveland Cavaliers, por outro lado, contou com um guia particular na cidade: o brasileiro Anderson Varejão, que defende a equipe há dez anos. Ele levou seus companheiros à Praia de Copacabana, ao Cristo Redentor e ao Pão de Açúcar.
“Disse a eles que se preparassem para ver um dos visuais mais incríveis de suas vidas. É fantástico. Todos eles me falaram que eu tinha razão, que a vista é linda mesmo. Estou muito feliz por eles terem gostado. Eles realmente aproveitaram a cidade”, comentou o pivô, após a visita ao Pão de Açúcar.
O técnico David Blatt, que está em sua primeira temporada à frente da equipe, também não economizou elogios ao Pão de Açúcar.
“Minha carreira já me levou a vários lugares diferentes, então não é incomum que eu esteja vivendo culturas e ambientes diferentes, mas esse é um dos lugares mais espetaculares em que já estive. É ótimo para a equipe que os jogadores possam vivenciar isso juntos”, explicou.
O armador Kyrie Irving, eleito o melhor jogador da Copa do Mundo, também aprovou a pré-temporada em solo carioca.
“A comida é fantástica e as pessoas são ótimas. É uma boa mudança em relação ao clima de Cleveland também, pois está começando a fazer frio lá”, concluiu o atleta, de 22 anos, que sonha estrear nos Jogos Olímpicos em 2016.
