Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Estreante no Rio 2016, Paracanoagem conquista seu espaço no movimento paralímpico

Por Rio 2016

Esporte tem um modelo brasileiro bicampeão mundial como garoto-propaganda

Estreante no Rio 2016, Paracanoagem conquista seu espaço no movimento paralímpico

Fernando Fernandes comemora o primeiro título mundial da curta e já vitoriosa carreira

Junto com o Paratriatlo, a Paracanoagem é uma das novas atrações dos Jogos Paralímpicos a partir de 2016, e os frutos desta conquista histórica já começam a ser colhidos pelo jovem esporte. Quem curte a Canoagem nos Jogos Olímpicos terá mais uma competição de primeiro nível no Rio 2016™, cujas regras e dinamismo das disputas são basicamente as mesmas.

A boa notícia veio em dezembro de 2010. Em reunião na China, o Comitê Paralímpico Internacional escolheu dois entre sete candidatos e aumentou para 22 o número de esportes no programa dos Jogos.

“Quando algum esporte passa a ser Paralímpico, ele é visto com mais respeito e faz com que tenha mais investidores e pessoas interessadas em praticar. Vejo essa conquista de uma forma bem positiva”, comemora Fernando Fernandes, brasileiro bicampeão mundial (2010 e 2011) no K1 masculino 200m A.

Para a competição paralímpica, as classes funcionais são três: LTA, onde o atleta utiliza braços, tronco e pernas para auxiliar na remada; TA, onde o atleta utiliza apenas o tronco e os braços; e A, onde o atleta só tem a possibilidade de utilizar o movimento dos braços. Hoje, o esporte costuma ser realizado dentro dos eventos de Canoagem Velocidade, onde participa das classes V1 e K1 200m, podendo ser realizada também no V2 e K2.

Garoto-propaganda modelo

Modelo internacional e famoso no Brasil por ter participado do programa de televisão Big Brother, o paracanoísta Fernando Fernandes é um dos maiores garotos-propaganda do esporte. Apenas um ano após um acidente de trânsito que o deixou sem os movimentos da cintura para baixo, o título mundial trouxe grande repercussão no país. O bicampeonato veio este ano, já com a confirmação da disputa paralímpica em 2016.

“Acho importante as pessoas terem uma referência no esporte e isso é um trabalho que venho tentando fazer aos poucos. A Paracanoagem ainda tem um longo caminho a percorrer. O trabalho de base está começando a ser feito e devemos começar pelo volume de praticantes, para depois poder tirar os talentos”, afirma.

Ter o Brasil como a casa da estreia nos Jogos Paralímpicos, na opinião de Fernando, é um ingrediente a mais para o crescimento do esporte ao redor do mundo.

“O povo brasileiro é muito bem visto e respeitado por seu carisma, alegria e perseverança. Tentamos sempre transferir isso para o esporte de uma maneira positiva. É fundamental aumentar a visibilidade do esporte adaptado. Praticantes e os que ainda não praticam verão o esporte como uma oportunidade”, conclui.