'Estamos entusiasmados com o progresso', diz Comitê Paralímpico Internacional sobre Jogos Rio 2016
Andrew Parsons, vice-presidente do órgão, é nomeado presidente do recém-formado Comitê de Integração Paralímpica do Rio 2016
Andrew Parsons, vice-presidente do órgão, é nomeado presidente do recém-formado Comitê de Integração Paralímpica do Rio 2016
Sidney Levy, diretor-geral do Comitê Rio 2016, e Xavier Gonzalez, executivo-chefe do IPC, durante a 5ª reunião de Revisão de Projeto (Rio 2016/Alex Ferro)
O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) declarou nesta quarta-feira (14) estar entusiasmado com o progresso na preparação dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O anúncio foi feito logo após o término da 5ª edição da reunião de Revisão de Projeto, no Rio, marcada pela nomeação de Andrew Parsons, vice-presidente do IPC e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), para atuar, de forma voluntária, como presidente do recém-criado Comitê de Integração Paralímpica do Rio 2016. Em dois dias de encontro, o IPC recebeu atualizações sobre diversas frentes do projeto, incluindo esportes, instalações, acomodação, transporte e ingressos.
"No geral, estamos entusiasmados com o progresso que está sendo feito pelo Comitê Organizador Rio 2016 e seus parceiros, que parecem determinados a dar o seu melhor para realizar os Jogos Paralímpicos” disse Xavier Gonzalez, executivo-chefe do IPC.
Gonzalez destacou ainda o legado conquistado com as melhorias em acessibilidade para a cidade, após apresentação realizada pela Prefeitura do Rio.
"O governo local está fazendo muito para melhorar a acessibilidade na cidade antes dos Jogos, construindo quilômetros de calçadas e pontos turísticos acessíveis para todos. Essa é uma consequência direta da realização dos Jogos Paralímpicos no Rio e vai deixar um legado duradouro para os moradores e visitantes após o encerramento do evento em setembro de 2016”, afirmou.
A nomeação de Andrew Parsons para atuar, de forma voluntária, como presidente do recém-criado Comitê de Integração Paralímpica foi um dos destaques do encontro. O grupo será responsável por reunir mensalmente representantes de cada área do Comitê para solucionar questões pendentes e garantir que os Jogos Paralímpicos permaneçam totalmente integrados ao projeto Rio 2016.
“Estou muito feliz por ser nomeado presidente do Comitê de Integração Paralímpica do Rio 2016. É uma grande honra para mim estar envolvido ainda mais na organização dos primeiros Jogos Paralímpicos da América do Sul. Os Jogos Paralímpicos de 2016 têm o potencial de transformar esta região e as vidas de milhões de pessoas. Estou animado para trabalhar com a ótima equipe do Comitê Organizador para realizar uma celebração global de esportes que estenderá o sucesso de Londres 2012”, comemorou Andrew Parsons.
Carlos Nuzman, presidente do ComitêRio 2016, e Xavier Gonzalez também comemoraram a participação de Parsons no projeto.
“Estamos muito contentes que Andrew tenha aceitado o nosso convite para trabalhar ainda mais em conjunto para tornar os Jogos Paralímpicos Rio 2016 um sucesso. Não há ninguém mais no Brasil, e muito poucas pessoas no mundo, com seu nível de conhecimento e experiência em esportes e em Jogos Paralímpicos. Ele nos oferecerá uma contribuição muito valiosa para nosso processo de tomada de decisões e poderá mobilizar sua extensa rede de contatos para apoiar a nossa preparação. Estamos entusiasmados para esse próximo estágio de colaboração com um dos maiores incentivadores do nosso projeto”, disse Carlos Nuzman.
“A nomeação de Andrew Parsons como presidente do Comitê de Integração Paralímpica mostra o comprometimento do Comitê Organizador em realizar Jogos Paralímpicos de alta qualidade. Andrew tem um extenso conhecimento do Movimento Paralímpico, não apenas no Brasil, em seu papel de Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, mas também internacionalmente, como vice-presidente do IPC. É extremamente bem relacionado e respeitado por seus parceiros no Brasil. Será um grande trunfo para o Comitê Organizador”, completou Xavier Gonzalez.
As reuniões de Revisão do Projeto com o IPC aconteceram uma semana após o primeiro Dia Aberto aos Comitês Paralímpicos Nacionais (CPNs), em que o Rio 2016 recebeu representantes de 17 países.
“Saímos do Rio com um sentimento positivo de que tudo está sendo feito para entregar Jogos Paralímpicos de muito sucesso em 2016”, finalizou Xavier Gonzalez.