Estados Unidos terão sua primeira atleta a competir usando hijab
A esgrimista Ibtihaj Muhammad, que é muçulmana, vai defender o país nas provas de sabre
A esgrimista Ibtihaj Muhammad, que é muçulmana, vai defender o país nas provas de sabre
Ibtihaj Muhammad foi campeã mundial por equipes em 2014 e comemorou com o técnico Akhi Spencer El (USA Fencing/Nicole Jomantas)
O Comitê Olímpico do Estados Unidos (USOC) confirmou que, pela primeira vez, terá uma atleta do país competindo com hijab, véu utilizado pelas mulheres muçulmanas para cobrir a cabeça. Segundo o USOC, Ibtihaj Muhammad já tem os pontos necessários para garantir sua primeira participação Olímpica na prova de sabre da esgrima. Ela chegou a disputar uma vaga para os Jogos Londres 2012, mas sofreu uma lesão durante o processo de classificação.
Never let another person's misconceptions about your race, gender or religion hinder you from reaching your goals #facts #RoadtoRio #TeamUSA
Publicado por Ibtihaj Muhammad em Quarta, 9 de dezembro de 2015
“Eu quero competir nos Jogos Olímpicos pelos Estados Unidos para provar que nada deve ser entrave para que alguém alcance seus objetivos: nem raça, religião ou gênero”, diz a atleta. “Quero ser um exemplo de que tudo é possível com perseverança." Ibtihaj conta que encontrou na esgrima uma forma de seguir carreira no esporte sem ferir suas convicções religiosas.
Chase your dreams until your dreams become your reality #RoadtoRio #TeamUSA
Publicado por Ibtihaj Muhammad em Domingo, 29 de novembro de 2015
A esgrimista tem formação universitária em relações internacionais e em estudos africanos e afro-americanos na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, além de cursos de árabe e cultura marroquina na Escola de Treinamento Internacional de Rabbat, no Marrocos. É engajada em causas dos direitos de afro-americanos, mulheres e muçulmanos. Também é empresária: possui uma grife online especializada em roupas que possam ser ao mesmo tempo acessíveis e modestas, segundo os ensinamentos do Islã.