Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Estados Unidos garantem vaga no basquetebol nos Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Equipe masculina conquistou o título da Copa do Mundo, primeiro torneio classificatório Olímpico do esporte

Estados Unidos garantem vaga no basquetebol nos Jogos Rio 2016

Eleito o melhor jogador da Copa do Mundo, Kyrie Irving marcou 26 pontos na decisão contra a Sérvia (FIBA)

Dona de 14 medalhas de ouro Olímpicas, a seleção masculina de basquetebol dos Estados Unidos estará nos Jogos Rio 2016. A definição aconteceu neste domingo, quando o time comandado pelo técnico Mike Krzyzewski, o ‘Coach K’, conquistou o título da Copa do Mundo, realizada na Espanha, derrotando a Sérvia por 129-92 na decisão, em Madrid. Os norte-americanos são os primeiros a garantir vaga na primeira edição Olímpica realizada na América do Sul.

Favoritos, os Estados Unidos conquistaram o título, seu quinto mundial, com nove vitórias em nove partidas e venceram todos os jogos por mais de 20 pontos de diferença.  A equipe está invicta desde o Campeonato Mundial de 2006, ostentando uma sequência de 63 vitórias consecutivas no cenário internacional.

O armador Kyrie Irving, dos Estados Unidos, foi eleito o melhor jogador da competição. Ele foi o cestinha da decisão, com 26 pontos, seguido pelo ala-armador James Harden, que marcou 23. Pela Sérvia, o ala-pivô Nemanja Bjelica e o ala Nikola Kalinic marcaram 18 pontos cada.

"Este é o maior feito da minha carreira e um dos momentos mais importantes da minha vida. Depois de tudo que fizemos, posso chamar meus companheiros de irmãos para o resto da vida. Somos parte de algo muito maior do que nós. Estava disposto a fazer tudo que o nosso técnico quisesse, eu só queria aproveitar o fato de estar ao lado de grandes jogadores e aprender o máximo com eles", comentou Irving, que defende o Cleveland Cavaliers, da NBA, a Liga dos Estados Unidos.

Doze seleções disputarão o torneio de basquetebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Além da Copa do Mundo, a classificação acontecerá por meio de cinco Pré-Olímpicos continentais que serão realizados em 2015 e de um Pré-Olímpico mundial, agendado para 2016. O Brasil, país-sede, pode ter sua vaga garantida através de convite da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).

No começo do próximo mês, será conhecida a primeira seleção feminina de basquetebol classificada para os Jogos Rio 2016. Assim como no masculino, a equipe que vencer a Copa do Mundo, que será realizada na Turquia, entre os dias 27 de setembro e cinco de outubro, confirmará sua presença no maior evento esportivo do mundo.

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.