Estádio Nacional de Brasília é o terceiro palco do futebol olímpico inaugurado em 2013
Dilma Rousseff dá o pontapé inicial e Elza Soares canta o Hino Nacional. Bocão marca o primeiro gol do novo Mané Garrincha
Dilma Rousseff dá o pontapé inicial e Elza Soares canta o Hino Nacional. Bocão marca o primeiro gol do novo Mané Garrincha
Final do Campeonato Candango marcou a inauguração do Estádio Mané Garrincha (Agência Brasil/Fábio Rodrigues Pozzebom)
O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi inaugurado neste sábado, dia 18, na Capital Federal. Agora, três dos cinco palcos que receberão partidas do futebol masculino e feminino nos Jogos Olímpicos Rio 2016™ já estão prontos. O quarto, o estádio do Maracanã, abrirá as suas portas oficialmente no dia 2 de junho para receber o amistoso entre Brasil e Inglaterra.
A presidente da República Dilma Rousseff deu o pontapé inicial pela manhã e a ex-mulher de Garrincha, Elza Soares, cantou o Hino Nacional antes da final do campeonato candango. O lateral direito Bocão marcou o primeiro gol do novo estádio. Washington e Romarinho, filho do craque Romário, também marcaram na vitória do Brasiliense sobre o Brasília por 3 x 0, sagrando-se campeão estadual em 2013.
Com capacidade para 70.800 torcedores, que na primeira fila ficam a sete metros do gramado, o estádio recebeu um público de 22 mil torcedores nesse primeiro evento-teste para a Copa das Confederações. A competição começa dia 15 de junho, justamente no Mané Garrincha, com a partida entre Brasil e Japão.
Para Dilma, os novos estádios brasileiros – incluem-se os já citados além do Castelão, em Fortaleza (CE), e a Arena Pernambuco, em Recife (PE), que não serão usados nos Jogos Olímpicos Rio 2016™ – primam pela qualidade, modernidade, simplicidade, beleza e solidez.
“Eu desejo que este espaço não só seja usado para jogo de futebol. É uma arena multiuso, para várias atividades: culturais, esportivas e educacionais”, disse a presidente, que fez questão de falar sobre a homenagem a Garrincha, o Anjo das Pernas Tortas, um dos heróis brasileiros nas conquistas das Copas do Mundo de 1958 e de 1962.
“É uma homenagem a um gênio. Um improvisador que tinha grande capacidade de jogar futebol e foi muito usado pelo cronista esportivo Nelson Rodrigues como exemplo de um Brasil que superava o complexo de vira-latas”, lembrou.
Mineirão e Fonte Nova
Os outros dois estádios dos Jogos Rio 2016™ já abertos ao público são o Mineirão, em Belo Horizonte (MG), e a Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). O Maracanã recebeu um evento-teste no fim de abril, mas será inaugurado oficialmente somente em junho. São Paulo será o quinto estado brasileiro a receber o futebol dos Jogos Olímpicos.