Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Estádio Nacional de Brasília é o terceiro palco do futebol olímpico inaugurado em 2013

Por Rio 2016

Dilma Rousseff dá o pontapé inicial e Elza Soares canta o Hino Nacional. Bocão marca o primeiro gol do novo Mané Garrincha

Estádio Nacional de Brasília é o terceiro palco do futebol olímpico inaugurado em 2013

Final do Campeonato Candango marcou a inauguração do Estádio Mané Garrincha (Agência Brasil/Fábio Rodrigues Pozzebom)

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi inaugurado neste sábado, dia 18, na Capital Federal. Agora, três dos cinco palcos que receberão partidas do futebol masculino e feminino nos Jogos Olímpicos Rio 2016™ já estão prontos. O quarto, o estádio do Maracanã, abrirá as suas portas oficialmente no dia 2 de junho para receber o amistoso entre Brasil e Inglaterra.

A presidente da República Dilma Rousseff deu o pontapé inicial pela manhã e a ex-mulher de Garrincha, Elza Soares, cantou o Hino Nacional antes da final do campeonato candango. O lateral direito Bocão marcou o primeiro gol do novo estádio. Washington e Romarinho, filho do craque Romário, também marcaram na vitória do Brasiliense sobre o Brasília por 3 x 0, sagrando-se campeão estadual em 2013.

Com capacidade para 70.800 torcedores, que na primeira fila ficam a sete metros do gramado, o estádio recebeu um público de 22 mil torcedores nesse primeiro evento-teste para a Copa das Confederações. A competição começa dia 15 de junho, justamente no Mané Garrincha, com a partida entre Brasil e Japão.

Para Dilma, os novos estádios brasileiros – incluem-se os já citados além do Castelão, em Fortaleza (CE), e a Arena Pernambuco, em Recife (PE), que não serão usados nos Jogos Olímpicos Rio 2016™ – primam pela qualidade, modernidade, simplicidade, beleza e solidez.

“Eu desejo que este espaço não só seja usado para jogo de futebol. É uma arena multiuso, para várias atividades: culturais, esportivas e educacionais”, disse a presidente, que fez questão de falar sobre a homenagem a Garrincha, o Anjo das Pernas Tortas, um dos heróis brasileiros nas conquistas das Copas do Mundo de 1958 e de 1962.

“É uma homenagem a um gênio. Um improvisador que tinha grande capacidade de jogar futebol e foi muito usado pelo cronista esportivo Nelson Rodrigues como exemplo de um Brasil que superava o complexo de vira-latas”, lembrou.

Mineirão e Fonte Nova

Os outros dois estádios dos Jogos Rio 2016™ já abertos ao público são o Mineirão, em Belo Horizonte (MG), e a Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). O Maracanã recebeu um evento-teste no fim de abril, mas será inaugurado oficialmente somente em junho. São Paulo será o quinto estado brasileiro a receber o futebol dos Jogos Olímpicos.