Esporte e juventude dão o tom da contagem regressiva da candidatura Rio 2016
A um ano da escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016, crianças são as estrelas de eventos organizados pelos três níveis do governo brasileiro
A um ano da escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016, crianças são as estrelas de eventos organizados pelos três níveis do governo brasileiro
Esporte e juventude foram os temas escolhidos pela candidatura Rio 2016 para marcar a contagem regressiva de um ano para a eleição da sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Jovens alunos de projetos esportivos foram os convidados especiais da série de eventos realizados pelos três níveis de governo Federal, Estadual e Municipal para lembrar que, no dia 2 de outubro de 2009, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciará o resultado em Copenhague, na Dinamarca.
Nesta quinta-feira, o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho recebeu representantes da Comissão de Candidatura Rio 2016 e o Ministro do Turismo, Luiz Barreto, para um almoço comemorativo em sua residência oficial, o Palácio Laranjeiras. Mas o destaque foram 50 alunos do projeto Suderj em Forma, que estimula a pratica de esportes como atletismo e natação entre jovens de todo o Rio de Janeiro. As crianças, escolhidas entre as mais de 50.000 beneficiadas, são do núcleo Maracanã.
Para o governador Sérgio Cabral, os Jogos de 2016 permitirão que os jovens brasileiros se envolvam ainda mais com os valores de amizade e respeito do Movimento Olímpico. O maior legado dos Jogos Rio 2016 será a transformação social, inspirada nos valores olímpicos, que beneficiará milhões de jovens brasileiros. É isso o que nos motiva, disse Sérgio Cabral.
O Prefeito César Maia também celebrou o início da contagem regressiva ao lado de pequenos cariocas. Ele recebeu em seu gabinete crianças da Escola Municipal Rachel de Queiróz.
As celebrações da candidatura Rio 2016 começaram nesta quarta-feira, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu atletas da delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim 2008. No evento, estavam presentes 50 crianças do projeto Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, que promove atividades físicas e reforço escolar.
O presidente da Comissão de Candidatura Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, ressaltou a participação dos governantes brasileiros na candidatura do Rio. Estes eventos mostraram o comprometimento dos três níveis de governo com o projeto Rio 2016 e com as diretrizes do Movimento Olímpico. Esporte e educação devem caminhar lado a lado para desenvolvermos uma sociedade melhor e mais justa. Estes pilares vão nortear nossos próximos 12 meses, que com certeza serão de muito trabalho, mas mostrarão todo o potencial do Rio de Janeiro, disse Nuzman.