Especial levantamento de peso: atletas mais fortes do mundo entram em ação nos Jogos Rio 2016
Provas do levantamento de peso e do halterofilismo contarão com disputas intensas e emocionantes nos primeiros Jogos da América do Sul
Provas do levantamento de peso e do halterofilismo contarão com disputas intensas e emocionantes nos primeiros Jogos da América do Sul
Provas do levantamento de peso testam capacidade física dos atletas (Getty Images/Alex Livesey)
Com competições que testam os limites da força humana, o levantamento de peso e o halterofilismo vão trazer os atletas mais fortes do mundo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Temas do especial deste mês no nosso site, os esportes prometem disputas intensas e emocionantes nos primeiros Jogos da América do Sul.
Prática esportiva originada no século XIX, o levantamento de peso esteve presente nos primeiros Jogos da Era Moderna, em 1896, como parte do programa da ginástica. Após idas e vindas, fixou-se no evento nos Jogos Antuérpia 1920, apenas com homens. As mulheres estrearam 80 anos depois, em Sydney 2000. Já o halterofilismo, que determina o atleta mais forte dos Jogos Paralímpicos, teve sua primeira participação nos Jogos Tóquio 1964, quando ainda era chamado de levantamento de peso Paralímpico.
Nesta série de reportagens, você conhecerá a história, as técnicas e os atletas em destaque nos esportes, saberá quais são as expectativas do ex-atleta iraniano Hossein Reza Zadeh, conhecido como o “homem mais forte do mundo”, para os Jogos Rio 2016, descobrirá como é a rotina de treinamentos e alimentação destes atletas e acompanhará o sonho da mexicana Amalia Perez, que lutará por sua quinta medalha Paralímpica no halterofilismo.
Confira a programação:
Terça-feira (24/06) – Conheça os personagens, a história e as regras do levantamento de peso e do halterofiismo
Quarta-feira (25/06) – "Homem mais forte do mundo" aponta favoritos para subir no alto do pódio nos Jogos Rio 2016
Quinta-feira (26/06) – Atletas do levantamento de peso treinam forte para superar limites nos Jogos Rio 2016
Sexta-feira (27/06) – Mexicana Amalia Perez sonha com quinta medalha no halterofilismo nos Jogos Rio 2016
Quer saber mais sobre outros esportes? Veja os que já foram tema do nosso especial em edições anteriores: atletismo, badminton, basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, hipismo, goalball, golfe, handebol, hóquei sobre grama, judô, luta olímpica, paracanoagem, pentatlomoderno, remo, rugby, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, voleibole vôlei de praia. Disciplina dos desportos aquáticos, a natação também já foi tema de uma série de artigos.