Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Escolha da sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 será hoje

Por Rio 2016

Rio de Janeiro pode ser a primeira cidade da América do Sul a receber a maior competição esportiva do planeta

Escolha da sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 será hoje

A sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 será escolhida hoje – sexta-feira dia 2 de outubro. O anúncio será feito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) às 18h30 (13h30 horário de Brasília), no  Centro de Convenções Bella Center, em Copenhague, na Dinamarca. O Rio de Janeiro pode ser a primeira cidade da América do Sul a receber a maior competição esportiva do planeta.

Esta é a primeira vez que uma cidade brasileira chega à fase final e a disputa é contra Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão). Representantes do Comitê Rio 2016, dos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal), das Confederações nacionais e atletas estão unidos na capital dinamarquesa para defender as propostas da candidatura na reta final da campanha.

Antes da escolha final, cada cidade fará uma apresentação de 45 minutos, seguida de uma sessão de 15 minutos para perguntas. O Rio de Janeiro será a terceira cidade a se apresentar, às 12h (7h em Brasília). A primeira será Chicago, às 8h45 (3h45 de Brasília); a segunda, Tóquio, às 10h30 (5h30 de Brasília); e a quarta, Madri , às 14h50 (9h45 de Brasília). A ordem foi definida por sorteio pelo COI, ainda no início da campanha.

Na equipe de apresentação estão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; o membro decano do COI e ex-presidente da Fifa, João Havelange; o governador Sérgio Cabral; o prefeito Eduardo Paes; o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; o secretário geral Rio 2016, Carlos Roberto Osório e a iatista Isabel Swan (bronze em Pequim 2008). 

A VOTAÇÃO - Após as apresentações, chega o momento da decisão. Às 17h10 (12h10 de Brasília), 97 dos 106 integrantes do COI participam da primeira rodada de votação. Ficam fora o presidente do COI, Jacques Rogge; Kun He Lee, da Coréia do Sul, que está afastado das funções; e os sete membros ligados às cidades candidatas – Carlos Arthur Nuzman e João Havelange (Brasil); Juan Samaranch Junior (Espanha); Anita DeFrantz e James Easton (Estados Unidos); e Chiharu Igaya e Chun Ichiro-Okano (Japão). Se uma das cidades conseguir 50% mais um dos votos, será a sede dos Jogos de 2016. Caso contrário, a cidade com menos votos será eliminada. O processo de votação se repete, desta vez com a participação dos membros do país da cidade eliminada. Se, novamente, nenhuma das candidatas conseguir 50% mais um dos votos, a menos votada é eliminada e a votação final acontece entre as duas cidades restantes.  O anúncio da cidade vencedora será às 18h30 (13h30 de Brasília).

Cada candidatura terá uma delegação de 60 integrantes que assistirá apenas a apresentação de sua cidade. A delegação do Rio de Janeiro reúne representantes do esporte, dos três poderes do Estado brasileiro (Executivo, Legislativo e Judiciário) e de setores da sociedade, com o objetivo de reafirmar aos integrantes do COI o total apoio e garantias institucionais apresentadas ao longo da candidatura.