Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Equipe de basquetebol em cadeira de rodas da Colômbia mira na classificação para os Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Jogos Parapan-Americanos de Toronto colocarão em jogo, em agosto, duas vagas para os Jogos Paralímpicos

Equipe de basquetebol em cadeira de rodas da Colômbia mira na classificação para os Jogos Rio 2016

Em Guadalajara 2011, a Colômbia derrotou o Canadá, atual campeão Paralímpico, na semifinal e garantiu vaga para Londres 2012 (Wheelchair Basketball Canada)

A seleção masculina de basquetebol em cadeira de rodas da Colômbia vai para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em agosto, com as melhores lembranças possíveis. Na última edição, em Guadalajara 2011, a equipe derrotou o favorito Canadá e chegou à final da competição, conquistando pela primeira vez uma vaga para os Jogos Paralímpicos. Quatro anos depois, a responsabilidade da seleção é ainda maior: carimbar o passporte para a primeira edição dos Jogos Paralímpicos da América do Sul.
 
Para garantir a classificação, a Colômbia precisará ser uma das duas finalistas dos Jogos Parapan-Americanos. A menos de cinco meses para a competição, a equipe se prepara para encarar o desafio:
 
"Será um grande desafio e vamos enfrentá-lo com toda responsabilidade. Seria maravilhoso repetir o desempenho de 2011. Mostraria que ainda estamos entre os melhores e que a nossa participação nos Jogos Londres 2012 foi apenas o começo de uma trajetória de muitas conquistas”, disse o técnico Alex Carrillo, em entrevista ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC).
 
Décima colocada no Campeonato Mundial de 2014, a Colômbia tem um grupo desfalcado na preparação, já que atletas como Rodney Hawkins e Jhon Hernandez estão defendendo equipes estrangeiras e, por enquanto, não participam dos treinamentos. A equipe enfrentará ainda fortes concorrentes - o Canadá, atual campeão Paralímpico, e os Estados Unidos, vice-campeão mundial no ano passado. Mas nada disso abala a confiança dos atletas:
 
“Outros países têm mais recursos que nós e podem fazer uma preparação melhor, mas nossos jogadores são muito batalhadores e melhoram seu desempenho diante das adversidades. Esse é o sonho de todos nós e vamos fazer o melhor possível para torná-lo realidade”, destacou o jogador Oscar Rios.
 
 
Colômbia lutará para chegar à decisão em Toronto e garantir classificação (Foto: Wheelchair Basketball Canada)
 
Além das duas vagas em jogo nos Jogos Parapan-Americanos, outras nove serão distribuídas por meio de classificatórios continentais: cinco para a Europa, três para Ásia/Oceania e uma para a África. O Brasil, como país-sede, já está classificado.
 
Os Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015 acontecem de 07 a 15 de agosto e vão reunir cerca de 1.600 atletas de 28 países, que vão competir em 15 esportes.