Em visita ao Rio, Nawal El-Moutawakel destaca esforços finais para os Jogos
Após seis anos de trabalho integrado, Rio 2016 e Comissão do COI acertam últimos detalhes para primeira edição na América do Sul
Após seis anos de trabalho integrado, Rio 2016 e Comissão do COI acertam últimos detalhes para primeira edição na América do Sul
Comissão de Coordenação do COI visita instalações e confere preparativos para os Jogos (Rio 2016/Alex Ferro)
Terminou nesta quarta-feira (13) a 10ª e última visita da Comissão de Coordenação (CoCom) do Comitê Olímpico Internacional (COI) à cidade-sede do Rio 2016 antes dos Jogos Olímpicos. A equipe está no Rio de Janeiro desde a última segunda-feira (10) para acertar, junto aos organizadores, os últimos detalhes operacionais e de infraestrutura para as competições que começam em menos de quatro meses.
Nawal El-Moutawakel, campeã dos 400m com barreiras em Los Angeles 1984 e presidente da CoCom para o Rio 2016
“Passamos por uma lista que envolve milhares de tarefas que ainda precisam ser executadas, como operações de acomodação, transporte e a finalização das instalações com as estruturas temporárias. É comum nessa etapa do projeto”, completou Christophe Dubi, diretor executivo de Jogos Olímpicos do COI.
No primeiro dia, o grupo visitou as instalações dos dois maiores centros de competição dos Jogos. O tour terminou no Parque Olímpico da Barra, que teve mais duas instalações inauguradas no dia: o Centro Principal de Imprensa (MPC) e o Live site. De acordo com o último balanço divulgado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o Parque Olímpico da Barra tem 98% das obras concluídas – as últimas duas a serem inauguradas no complexo são a Arena Carioca 2 (98%) e o Velódromo Olímpico do Rio (83%).
“Eles puderam ver praticamente todos os equipamentos prontos. Falta muito pouco. Falamos do progresso do Velódromo e discutimos detalhes como a pintura do Engenhão (Estádio Olímpico). Nessa altura, podemos focar mais na operação esportiva e da cidade para os Jogos. Vamos trabalhar até o último minuto”, contou Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.
Nos dois dias seguintes, os integrantes da Comissão e representantes do Comitê Organizador e autoridades governamentais participaram de uma série de reuniões para revisão dos planos operacionais até os Jogos, que começam em 5 de agosto.
Em seu discurso final, a presidente da Comissão de Coordenação destacou o engajamento da população com o início do revezamento da tocha, que será acesa no próximo dia 21 em Olímpia, na Grécia. “Recebemos muitos feedbacks positivos de atletas com os eventos-teste realizados até agora e uma pesquisa nos mostrou também que mais de 70% da população do Rio apoia o evento. A cerimonia de acendimento da chama Olímpica e o início do revezamento vai reforçar essa mensagem, anunciando que os Jogos estão chegando”, comentou.
O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Nuzman, lembrou ainda o plano de legado do evento. “O melhor dos Jogos Rio 2016 é tudo o que ele deixa para a população – projetos que estão há anos sem sair do papel, como os BRTs, ações de educação e sustentabilidade. São duas semanas de Jogos Olímpicos e 12 dias de Jogos Paralímpicos, mas com esse legado, o evento vai muito além disso”, disse.
A primeira visita da equipe ao Rio de Janeiro aconteceu em 2010, pouco tempo depois da vitória da candidatura da cidade para os Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Liderado por Nawal, o grupo acompanhou de perto o progresso da organização do evento, desde as etapas iniciais de planejamento, passando por grandes marcos do projeto, como lançamento das marcas e pictogramas dos Jogos, até a entrega das últimas instalações esportivas.
Nawal El-Moutawakel
Mesmo encerrado o programa de visitas da Comissão de Coordenação, o COI continua a acompanhar a reta final dos preparativos para o Rio 2016 até agosto. “Espero vir muitas vezes ainda até os Jogos”, encerrou Nawal.