Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Em Moscou, Presidente do Rio 2016™ apresenta projetos em andamento para os Jogos e fala sobre legados esportivo e social

Por Rio 2016

Palestras aconteceram na 2ª Convenção Mundial do Esporte Olímpico e na XVIII Assembleia Geral da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman, participou nesta segunda-feira, 16 de abril, da sessão “Esporte e o Movimento Olímpico, Incluindo a Atração e Maximização de Grandes Eventos como Catalisadores para o Desenvolvimento”, na 2ª Convenção Mundial do Esporte Olímpico, em Moscou, na Rússia.

No painel, moderado pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012, Sebastian Coe, Nuzman falou sobre o projeto Rio 2016™ e a preocupação com os legados esportivo e social dos Jogos. Foram apresentados o bem sucedido projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) e programas sociais e esportivos dos três níveis de governo, do Comitê Olímpico Brasileiro e do Rio 2016™. O Centro Olímpico de Treinamento e o Parque Radical também foram citados como herança esportiva que os Jogos deixarão para o Rio de Janeiro, uma vez que ambos foram projetados para exercer um papel fundamental no treinamento futuro de atletas. O painel teve ainda a participação do presidente do Comitê Olímpico da África do Sul, sede da última Copa do Mundo de futebol, em 2010, Gideon Sam.

“O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ e os níveis de governo federal, estadual e municipal do Brasil compartilham um compromisso de usar os Jogos de 2016 como um catalisador para transformação e desenvolvimento”, disse Nuzman. “A promessa nacional de desenvolvimento está na nossa visão e queremos construi-la com orgulho através do esporte a partir da união de todos os brasileiros, realizando o maior evento esportivo do mundo”, completou.

Também participaram da convenção o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge; o presidente da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC, na sigla em inglês), Ahmad Al-Fahad Al Sabah; e mais de 150 representantes governamentais, que discutiram a cooperação entre governos e Comitês Olímpicos Nacionais (CONs).

A XVIII Assembleia Geral da ANOC, que aconteceu entre a última sexta-feira, dia 13 de abril, e domingo, dia 15, também contou com o presidente do Rio 2016™. No domingo, último dia da assembleia, da qual participaram a Diretoria Executiva do COI e os presidentes dos 205 CONs de todo o mundo, Nuzman apresentou um relatório de progresso da preparação para os Jogos Rio 2016™. Entre os pontos abordados estavam o novo sistema de transporte da cidade, com a implantação das linhas de Bus Rapid Transit (BRTs, os ônibus de trânsito rápido) e a construção da linha 4 do metrô; o Plano Global de Acomodações; e a revitalização da Zona Portuária. Nuzman também fez uma retrospectiva das principais ações do Rio 2016™ nos dois últimos anos, como os lançamentos das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os anúncios dos primeiros patrocinadores dos Jogos e o Programa para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos.