O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman, participou nesta segunda-feira, 16 de abril, da sessão “Esporte e o Movimento Olímpico, Incluindo a Atração e Maximização de Grandes Eventos como Catalisadores para o Desenvolvimento”, na 2ª Convenção Mundial do Esporte Olímpico, em Moscou, na Rússia.
No painel, moderado pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012, Sebastian Coe, Nuzman falou sobre o projeto Rio 2016™ e a preocupação com os legados esportivo e social dos Jogos. Foram apresentados o bem sucedido projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) e programas sociais e esportivos dos três níveis de governo, do Comitê Olímpico Brasileiro e do Rio 2016™. O Centro Olímpico de Treinamento e o Parque Radical também foram citados como herança esportiva que os Jogos deixarão para o Rio de Janeiro, uma vez que ambos foram projetados para exercer um papel fundamental no treinamento futuro de atletas. O painel teve ainda a participação do presidente do Comitê Olímpico da África do Sul, sede da última Copa do Mundo de futebol, em 2010, Gideon Sam.
“O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ e os níveis de governo federal, estadual e municipal do Brasil compartilham um compromisso de usar os Jogos de 2016 como um catalisador para transformação e desenvolvimento”, disse Nuzman. “A promessa nacional de desenvolvimento está na nossa visão e queremos construi-la com orgulho através do esporte a partir da união de todos os brasileiros, realizando o maior evento esportivo do mundo”, completou.
Também participaram da convenção o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge; o presidente da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC, na sigla em inglês), Ahmad Al-Fahad Al Sabah; e mais de 150 representantes governamentais, que discutiram a cooperação entre governos e Comitês Olímpicos Nacionais (CONs).
A XVIII Assembleia Geral da ANOC, que aconteceu entre a última sexta-feira, dia 13 de abril, e domingo, dia 15, também contou com o presidente do Rio 2016™. No domingo, último dia da assembleia, da qual participaram a Diretoria Executiva do COI e os presidentes dos 205 CONs de todo o mundo, Nuzman apresentou um relatório de progresso da preparação para os Jogos Rio 2016™. Entre os pontos abordados estavam o novo sistema de transporte da cidade, com a implantação das linhas de Bus Rapid Transit (BRTs, os ônibus de trânsito rápido) e a construção da linha 4 do metrô; o Plano Global de Acomodações; e a revitalização da Zona Portuária. Nuzman também fez uma retrospectiva das principais ações do Rio 2016™ nos dois últimos anos, como os lançamentos das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os anúncios dos primeiros patrocinadores dos Jogos e o Programa para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos.