Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Ellen Hoog, melhor jogadora de hóquei sobre grama do mundial, quer arrebatar o coração dos brasileiros nos Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

“Muita gente vai conhecer e se apaixonar pelo esporte”, diz a holandesa sobre legado das competições

Ellen Hoog, melhor jogadora de hóquei sobre grama do mundial, quer arrebatar o coração dos brasileiros nos Jogos Rio 2016

Em Londres 2012, Ellen Hoog ajudou a Holanda a se sagrar bicampeã Olímpica no hóquei sobre grama feminino (Daniel Berehulak/Getty Images)

Ela arranca suspiros por onde passa, mas está longe de ser apenas um rostinho bonito. Dona de dois ouros Olímpicos (Pequim 2008 e Londres 2012), a holandesa Ellen Hoog é bicampeã mundial (2014/2006) e foi eleita a melhor jogadora de hóquei sobre grama do mundial de 2014. Em entrevista ao site rio2016.com, a atacante revela seu entusiasmo com os Jogos Rio 2016 e promete fazer bater forte o coração dos brasileiros pelo esporte, ainda pouco praticado por aqui:

“Muita gente vai conhecer e se apaixonar pelo esporte. E, em um país tão esportivo como o Brasil, acredito que o hóquei possa crescer com os Jogos Olímpicos”, afirmou a atleta, de 28 anos, que também é tricampeã europeia (2005, 2009 e 2011) e campeã da Liga Mundial de Hóquei de 2013.

Rumo ao terceiro título Olímpico, Ellen e a seleção holandesa vão focar neste ano na classificação para os Jogos Rio 2016. Estão em jogo 12 vagas para a competição feminina de hóquei sobre grama – cinco serão definidas por meio de torneios continentais e sete pela Liga Mundial de 2015. A atleta não vê a hora de carimbar seu passaporte:

“Dá para perceber como os brasileiros amam o esporte. Ficou ainda mais claro na Copa do Mundo de futebol, em que a torcida esteve sempre fantástica. Então espero o mesmo durante os Jogos. Quero vivenciar esse amor ao esporte que os brasileiros sentem. Já posso imaginar as praias do Rio lotadas, cheias de gente correndo e praticando esportes, como vôlei e futebol”, diz.

Ellen Hoog espera manter sua invencibilidade em torneios Olímpicos nos Jogos Rio2016 (Mark Kolbe/Getty Images)

 

No quesito Jogos Olímpicos, seu currículo é invejável -  são 14 jogos, 13 vitórias e um empate. E engana-se quem pensa que o único empate - na semifinal de Londres 2012, contra a Nova Zelândia - é menos marcante. Ellen tornou-se, na ocasião, a primeira jogadora a decidir uma partida Olímpica em disputas de pênalti.

 “Os Jogos Olímpicos são especiais. É uma honra muito grande representar o meu país. É claro que a jornada é muito intensa e cansativa, mas eu aproveito cada minuto que vivo na seleção. A sensação de jogar para um estádio lotado é indescritível, e viver esses momentos com um grupo fantástico de profissionais é a melhor coisa do mundo”, revela.

Será que tanto sucesso se deve a algum amuleto ou ritual de sorte?

“Já tive muitas superstições, mas estava ficando um pouco exagerado e tive que cortar um pouco. A primeira delas é que eu sempre ponho primeira a caneleira na perna direita e, só depois, na esquerda. Não sei bem o porquê, mas virou um ritual”, conta a atleta, que complementa:

“Assim como assistir ao filme “Diário de uma paixão” com minhas colegas de equipe antes de cada estreia de campeonato e depois de cada final. A gente já deve ter assistido umas 35 vezes, mas sempre funciona e nos sagramos campeãs! Então espero que funciona nos Jogos do Rio também”.