Elenco de cerimônias do Rio 2016 forma 'dream team' do charme em Madureira
Comitê recruta 100 dançarinos no tradicional baile de 'black music' que virou tradição na Zona Norte do Rio de Janeiro
Comitê recruta 100 dançarinos no tradicional baile de 'black music' que virou tradição na Zona Norte do Rio de Janeiro
Coregorafia coletiva em Madureira: tradição carioca que estará nas cerimônias do Rio 2016 (Rio 2016/Paulo Mumia)
Um dos bairros mais tradicionalmente ligados ao samba mostrou que também tem muito groove. Depois de passar pela Feira de São Cristóvão, a equipe do Rio 2016 que organiza audições para o elenco das Cerimônias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi ao Viaduto de Madureira para convocar dançarinos do baile charme que acontece no local desde 1990. As inscrições, feitas excepcionalmente no local, somaram cerca de 100 candidatos, quase todos de bairros da Zona Norte do Rio, exibindo suas habilidades nos ritmos da música negra americana que animam as noites de sábados no Viaduto.
Líbia da Silva Corrêa, 49 anos, coordenadora de escola, chegou cedo, trazendo a família. Ela e a sobrinha Pamela Soares de Oliveira viajaram mais de 70 quilômetros, vindas de Seropédica (RJ), para tentar uma vaga nas cerimônias (de abertura ou de encerramento) dos Jogos Rio 2016. “Dançar é muito bom. E hoje foi ainda melhor, porque eu perdi caloria à beça. Me empolguei, quero estar lá!!”, exultou.

Leia também: cerimônias dos Jogos Rio 2016 prometem ousar
Outro que chegou de longe foi Robson Júnior, mais conhecido como Rob, 20 anos. Toda semana ele vem de São João de Meriti (a 25 quilômetros do Rio) para o baile charme tradicional: chega em Madureira na sexta e só vai embora no domingo. Participar da audição fez daquele final de semana (5 e 6 de março) algo diferente. "Foi contagiante. Minha família também gostou, por eu ter me integrado. Eles se preocupam se eu fico na rua não fazendo nada", contou.

Eliane Ribeiro do Rosário, 55 anos, que frequenta o viaduto há apenas três meses, esbanjou conhecimento das coreografias e e contou sua longa trajetória nos bailes charme.
Eliane Ribeiro do Rosário, 55 anos

Além dos testes, a audição em Madureira contou com uma atividade extra: uma coreografia para todos os candidatos, comandada pelo professor Eduardo Gonçalves. Ao final do suadouro coletivo, a coreógrafa Renata Vieitas, responsável pela seleção para o elenco de cerimônias do Rio 2016, subiu ao palco e antecipou: todos naquele grupo já estavam aprovados.
Renata Vieitas, coreógrafa do Rio 2016
Ao longo deste mês de março, as audições acontecem de quarta a segunda, no Instituto de Educação para Surdos (Ines), em Laranjeiras. Para participar, é necessário fazer a inscrição no site www.rio2016.com/elencodecerimonias ou fazer contato pelo email elenco@cc2016.com.br ou pelo telefone 21.2553-2016.
Saiba como começou o processo de seleção para as cerimônias do Rio 2016