Duelo entre Austrália e Canadá esquenta primeira fase do rugby em cadeira de rodas
Finalistas da última edição dos Jogos Paralímpicos e do Campeonato Mundial, equipes se encontram na primeira fase no Rio 2016
Finalistas da última edição dos Jogos Paralímpicos e do Campeonato Mundial, equipes se encontram na primeira fase no Rio 2016
Australiano Ryley Batt desequilibrou a final de Londres 2012, marcando 37 gols sobre o Canadá (Foto: Getty Images/Mike Ehrmann)
O torneio de rugby em cadeira de rodas dos Jogos Rio 2016 promete pegar fogo já na primeira fase. Isso porque logo no dia 16 de setembro, às 19h15, as duas principais potências do esporte, Austrália e Canadá, se encontrarão na Arena Carioca 1.
A Austrália é a atual campeã Paralímpica e mundial do rugby em cadeira de rodas. Nas duas finais, enfrentou o Canadá, que foi ao pódio nas últimas três edições dos Jogos e levou o ouro nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015.
A partida também terá um duelo individual muito interessante, entre o australiano Ryley Batt, que disputa sua quarta edição dos Jogos pela equipe da Oceania, e o canadense Zak Madell, melhor jogador do Campeonato Mundial de 2014.
“Foi um sorteio duro, mas será bom porque termos alguns jogos difíceis antes da semifinal. Conhecemos bem o estilo de Zak, mas o Canadá tem outros jogadores de qualidade ao seu redor e por isso é um time muito forte”, comenta o australiano, que marcou 37 gols sobre os canadenses na decisão em Londres 2012.
Melhor jogador do Mundial de 2014, Zak Madell é o principal jogador do Canadá (Foto: Getty Images/Mike Ehrmann)
Para Madell, será a chance de dar o troco após as derrotas sofridas nas duas últimas finais importantes do esporte no cenário internacional. Segundo o canadense, para superar a Austrália, a equipe precisa se adaptar à formação inovadora que vem sendo adotada pelos rivais.
“É algo que o esporte nunca viu antes. Eles usam dois jogadores de grande capacidade funcional, que dominam o jogo, e outros dois com menor capacidade, mas boa experiência, que complementam bem o sistema. Temos que aprender a nos adaptar a essa formação”, adianta o canadense, em entrevista ao site do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).
O torneio de rugby em cadeira de rodas dos Jogos Rio 2016 começa no dia 14 de setembro, quando a Austrália enfrenta a Grã-Bretanha e o Canadá enfrenta o Brasil. A disputa, envolvendo oito seleções, vai até o dia 18 do mesmo mês.