Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Duas mil pessoas comparecem a festival esportivo realizado pelo Programa de Educação Rio 2016

Por Rio 2016

Com presença de atletas e aparição dos mascotes, evento promoveu experimentação de 27 esportes e show aquático

Duas mil pessoas comparecem a festival esportivo realizado pelo Programa de Educação Rio 2016

Evento envolveu toda a comunidade na promoção do esporte e da educação (Rio 2016/Alexandre Loureiro)

Um festival de performance, amizade e educação, e mais de dois mil convidados especiais. Foi isso o que a equipe do Transforma, como é chamado o Programa de Educação Rio 2016, realizou no último sábado (23), no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O Festival Esportivo do Transforma reuniu crianças, adultos e idosos – entre alunos, amigos e familiares dos participantes do programa, além de pessoas da comunidade -, que tiveram a oportunidade de experimentar 27 esportes Olímpicos e Paralímpicos e interagir com os mascotes Vinicius e Tom.

“O Festival aguça a curiosidade em outros esportes, o que desperta mais vontade de participar das aulas. O Transforma nos apresentou modalidades que não aprendemos na faculdade, e nos mostrou como introduzi-las, tanto no quesito didático como no aproveitamento dos espaços e materiais”, afirmou Roberta Martins, professora de Educação Física da rede municipal do Rio de Janeiro, que levou cerca de 30 alunos seus.

Durante o festival, os participantes puderam experimentar desde os esportes mais populares, como voleibol e basquetebol, até os menos conhecidos, como badminton, tiro com arco e goalball.

Outra atração que lotou as arquibancadas da piscina foi o show de esportes aquáticos. O público assistiu a uma apresentação da seleção brasileira de nado sincronizado e exibições de canoagem, polo aquático, vela e saltos ornamentais. Quem ajudou a comandar a festa foram os mascotes Olímpicos e Paralímpicos, Vinicius e Tom, que foram ovacionados pelas crianças.

mascotes vinicius e tom no festival esportivo do rio 2016

Mascotes Vinicius e Tom fizeram a alegria da criançada durante o evento (Foto: Rio 2016/Alexandre Loureiro)

 

Atletas consagrados também marcaram presença, como a velejadora Kahena Kunze, as gêmeas do nado sincronizado, Bia e Branca Feres, além do bicampeão Olímpico do voleibol, Giovane Gávio.

“Esse é o maior legado dos Jogos Rio 2016. Inserir outras modalidades no cotidiano das pessoas, além de poder descobrir talentos, vai incluir valores importantes para os profissionais de qualquer área de atuação. O esporte é o caminho da transformação”, disse Giovane, que também é gerente de Competição Esportiva do Comitê.

giovane gavio cumprimenta crianças no festival esportivo do rio 2016

Giovane Gávio cumprimenta crianças durante Festival Esportivo do Transforma (Foto: Rio 2016/Alexandre Loureiro)

 

O Festival Esportivo é organizado pelo programa de educação dos Jogos Rio 2016 em parceria com as confederações brasileiras, com objetivo de engajar todas as regiões da cidade nos Jogos e de apresentar novos esportes para o público em geral.

A primeira edição do evento aconteceu em novembro de 2014, reunindo quase 500 pessoas em Santa Cruz. Até o fim de 2015, o Rio 2016 irá promover outras quatro edições do evento.