O novo papel da área de Cadeia de Suprimentos nas empresas e o alinhamento do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ com as melhores práticas de mercado foi o tema da apresentação de Fernando Cotrim, Diretor de Suprimentos, no 13º Congresso de Compras e Cadeia de Suprimentos do Institute for International Research, realizado entre os dias 7 e 9 de fereveiro, em São Paulo.
O evento reuniu gestores de grandes empresas nacionais e multinacionais, e abordou as tendências do setor com apresentações de cases de sucesso.
“Foi uma oportunidade excelente para Rio 2016™ para mostrar ao mercado que estamos alinhados às melhores práticas de suprimentos, expondo nossa preocupação com a transparência, a qualidade e, acima de tudo, a sustentabilidade na cadeia de suprimentos dos Jogos”, afirmou Cotrim.
Com a palestra “Novo Papel da Área de Suprimentos - Do Operacional até a Estratégia”, o Diretor mostrou de que forma as áreas de Compras e Suprimentos podem aumentar a proposição de valor, de modo a contribuir ainda mais com o resultado das organizações, saindo de uma área meramente operacional e se estabelecendo como área ligada ao desenvolvimento estratégico da empresa.
A área de Suprimentos tem um papel fundamental na realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Ela é responsável por toda a gestão da cadeia: aquisição, transporte, armazenagem, movimentação e destinação final. Será responsável pela negociação de cerca de 50% do total de gastos planejados. Está diretamente ligada às ações que visam à redução de custos, tanto nos gastos com fornecedores quanto na otimização de processos com os parceiros.
A área é a responsável pela avaliação contínua da dinâmica do mercado em termos de produtos e serviços, essencial para a seleção dos fornecedores mais competitivos em custo, nível de serviço, sustentabilidade e com menor risco.